Escola realiza evento em comemoração ao Dia do Patrono

13/11/2019 10h40

Comunidade, Balbi

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi dará início nesta sexta-feira às atividades em comemoração ao Dia do Patrono, uma homenagem ao educador que dá nome à Escola.

Na sexta-feira, 20, a Escola recebe a filha do docente, Cristina Balbi, e seu neto, Bruno Balbi, que atualmente cursa Psicologia na Universidade de Taubaté, para um bate-papo com os alunos do Ensino Fundamental.

Na segunda-feira, 23, a Escola abrirá suas portas para receber a Administração Superior da Universidade de Taubaté e os diretores de Departamento da Universidade. Também foram convidados os membros do grêmio estudantil, os professores e os funcionários da Escola. Na ocasião, haverá exposições realizadas pelos alunos e uma visita monitorada mostrando as novas instalações da Escola.

O Patrono da Escola, Dr. José Alfredo Balbi, nasceu em 1908 na cidade do Rio de Janeiro e se mudou para Taubaté para ser Inspetor Federal do Ministério da Educação, em 1938. Foi responsável pela implantação de inúmeras escolas de Ensino Médio no Vale do Paraíba e Litoral Norte, é um dos fundadores da faculdade de Filosofia e Ciências e Letras em 1956, que, anos mais tarde, deram origem à UNITAU.

Seu trabalho em prol da educação lhe rendeu um título de cidadão honorário pela Câmara de Taubaté. Em 1978, após seu falecimento, a Escola de Aplicação recebeu o nome do educador.

Lucas Azevedo
Escola de Aplicação/UNITAU