Ex-alunos ministram curso para estudantes de Ciências Biológicas

13/11/2019 10h40

Integração, Oportunidade, departamento, Ex-aluno, Aluno, Biologia

Dois ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) estiveram de volta à faculdade para ministrar um minicurso sobre interpretação de exames laboratoriais. O convite foi feito por meio do Diretório Acadêmico do curso.

As aulas foram ministradas pelos ex-alunos Leonardo Barbosa Leal, que trabalha como analista de laboratório do Hospital Regional do Vale do Paraíba, e Pablo Rafael Cursino dos Santos Barbosa, que atua como analista de laboratório do Hospital Universitário de Taubaté.

?Na graduação nós não temos enfoque na área de clínica, então esse curso é uma noção básica desses conhecimentos sobre setores de bioquímica, de hematologia, de microbiologia. É um complemento à graduação que frisa mais a parte da pesquisa?, explica o biólogo Pablo Rafael Cursino dos Santos Barbosa.

A aluna Geovana Peloggia, do terceiro semestre de Biologia, encontrou no curso uma oportunidade de conhecer melhor a profissão na qual irá atuar. ?Eu tenho muitas dúvidas sobre o que eu quero seguir. Por isso, cursos como esses ajudam na minha formação e na minha futura escolha?, salienta a aluna.

?Estar de volta à faculdade e passar esse conhecimento é algo muito bom porque você consegue compartilhar diversas informações, consegue fazer com que os alunos tenham esse contato com a vivência?, ressalta Pablo.

O minicurso abordou conhecimentos básicos de alguns setores laboratoriais, além da interpretação de exames que são realizados em laboratórios clínicos. Também foi apresentada uma orientação sobre Gestão de Qualidade exigida e utilizada nos laboratórios.

Maurílio Donizete
*Foto: Leonardo Oliveira