Universidade participa de arrecadação de livros para unidades prisionais

13/11/2019 10h40

Livro, Projetos, Aluno, Letras

O Grupo de Estudos de Língua Portuguesa (GELP) da Universidade de Taubaté (UNITAU) está arrecadando livros para serem doados para as unidades prisionais do Vale do Paraíba. A ação é uma iniciativa da Cruz Vermelha Brasileira, em parceria com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP).

As obras doadas serão utilizadas para o projeto Redenção pela Leitura, em que, para cada livro lido, o detento ganha quatro dias a menos no presídio. Os presos têm direito a uma obra por mês e, ao fim do ano, podem ter até 48 dias a menos de cárcere.

Para o Vice-Presidente da Cruz Vermelha, Marcos Limão, a leitura de livros entre os detentos é importante para promover a humanização das pessoas e deixá-las mais equilibradas. ?Essa ação tem como objetivo humanizar os encarcerados, pois enquanto estão detidos, se tornam alienados, então a leitura dos livros os deixa mais equilibrados para quando forem soltos?.

O coordenador do GELP, Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa, explica quais critérios foram utilizados para escolher as obras que deverão ser doadas. ?O conflito entre as personagens e a sociedade é um ponto em comum entre todos os livros, pois reflete a vida dos detentos, e então eles conseguirão se ver nas obras?.

Os livros escolhidos para serem arrecadados são:

• São Bernardo (Graciliano Ramos)

• Crime e Castigo (Fiódor Dostoievski)

• Olhos D?Água (Conceição Evaristo)

• Capitães da Areia (Jorge Amado)

• Dom Casmurro (Machado de Assis)

• Otelo (William Sheakespeare)

• O Alienista (Machado de Assis)

• A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

• Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus)

• Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco)

• Hibisco Roxo (Chimamanda Adichie)

• Clara dos Anjos (Lima Barreto)

• Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios (Marçal Aquino)

• Até o Dia em que o Cão Morreu (Daniel Galera)

• Eles eram Muitos Cavalos (Luiz Ruffato)

O GELP fica na Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro. Os livros podem ser doados de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

Felipe Rodrigues