Lista de obras literárias do Vestibular de Verão 2019 da UNITAU é atualizada

13/11/2019 10h40

Vestibular, Escola de aplicação

O Vestibular de Verão 2019 da Universidade de Taubaté (UNITAU) está chegando e é importante que todos os candidatos estejam por dentro dos conteúdos que vão cair na prova, que acontecerá no dia 9 de dezembro de 2018.

Neste ano, a lista de obras literárias obrigatórias foi atualizada. Esse procedimento acontece na Universidade a cada três anos, assim como nos outros grandes vestibulares do país como os da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (Fuvest).

Os livros que compõem a lista desse ano até 2021 são, com exceção dos autores Machado de Assis e Camilo Castelo Branco, do período modernista da literatura. ?Por alguns aspectos temáticos e de linguagem, elas são mais próximas do leitor contemporâneo. São obras de qualidade. Não que não tenhamos isso nos séculos 18 e 19, mas são grandes obras e bem aceitas pela crítica?, comenta o Prof. Me. Luzimar Goulart, um dos responsáveis pela atualização das obras.

Além disso, entre os autores modernistas há dois que não são brasileiros: Luís Bernardo Honwana, de Moçambique, e Chimamanda Ngozie Adichie, da Nigéria. Esses escritores foram escolhidos por terem bastante visibilidade atualmente e por tratarem de temas humanistas.

Confira a lista de obras literárias obrigatórias para o vestibular:

-Coração, cabeça e estômago (Camilo Castelo Branco)
-Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)
-Memorial de Aires (Machado de Assis)
-Primeiras estórias (João Guimarães Rosa)
-Laços de família (Clarice Lispector)
-Nós matamos o cão tinhoso (Luís Bernardo Honwana)
-Hibisco roxo (Chimamanda Ngozie Adichie)
-Poemas negros (Jorge de Lima)
-Toda poesia (Paulo Leminski)

As inscrições para o Vestibular de Verão 2019 da UNITAU vão até o dia 30 de novembro. Inscreva-se aqui.

Bárbara Tolomio

ACOM/ UNITAU