Grupos de estudos auxiliam alunos de Direito

13/11/2019 10h40

Integração, Alimentação melhor, departamento, Aluno, Direito, Fora das Salas

O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) proporciona aos alunos diversos grupos de estudos que buscam auxiliar o desenvolvimento acadêmico. Oferecidos desde o 1º semestre, os encontros acontecem no Departamento e englobam diferentes conteúdos.

O que vou estudar em um grupo de estudos?

Cada um tem uma finalidade. Alguns deles buscam preparar o aluno para a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), outros procuram aprofundar o conhecimento em determinada disciplina e outros apenas tirar as dúvidas do que foi apresentado em sala.

?Os grupos auxiliam principalmente para complementar aquilo que a gente não consegue dar em sala de aula, porque estamos restritos a um tempo mais curto?, comenta a Profa. Dra. Andréia Fogaça, responsável pelo grupo de estudos de Teoria geral do Direito,

De acordo com a Professora, a procura dos alunos pelas atividades é grande. ?No meu caso, há uma procura maior dos alunos do 1º e do 2º semestres, que são as turmas para as quais eu leciono. Mas também vêm alunos do 7º e do 8º semestres, que é quando eles começam a ter Direito Tributário e, para poderem relembrar da matéria, os próprios professores indicam o grupo?, afirma.

Como os grupos são criados?

Segundo a Profa. Dra. Andréia Fogaça, os professores têm uma grande responsabilidade para a criação desses encontros. Além de, é claro, o professor precisar de disponibilidade para poder auxiliar os alunos, ele precisa apresentar um projeto de planejamento ao Departamento.

?O professor monta um projeto, porque temos de apresentar um projeto que tenha coerência, que traga bibliografia, a importância que aquilo terá aos alunos e aí a Universidade autoriza isso. Fazemos um relatório mensal sobre o quão produtivo ele está sendo aos alunos?, explica a professora.

Matheus Corrêa