Professora dá palestra sobre obesidade em Congresso

13/11/2019 10h40

Alimentação melhor, Fisioterapia, Aluno

Karla Garcez Cusmanich, Professora Mestre do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU), palestrou a respeito do impacto da obesidade na funcionalidade de uma pessoa no XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da SBCBM.

?A ideia da palestra foi mostrar quantas alterações na funcionalidade dos pacientes e o quanto a obesidade leva a disfunções?, comenta.

Importância de falar sobre a doença

A obesidade é uma doença inflamatória crônica, multifatorial e que vem crescendo mundialmente. ?Sabemos que ela está ligada a diversas outras doenças e que leva à queda da qualidade de vida?, complementa a docente, que pesquisa sobre o tema desde 2012.

De acordo com a professora, com o aumento de casos de obesidade, os profissionais devem discutir e estudar cada vez mais para poderem prevenir e ajudar melhor os seus pacientes. ?Uma forma de dar continuidade a esses estudos e envolver os alunos nesse processo foi fazer trabalhos de graduação?.

O estímulo à pesquisa deu resultados.  A professora comenta a participação de uma ex-aluna da UNITAU, que teve seu trabalho premiado nesse mesmo congresso.

?Ela fez um pôster eletrônico relacionando a circunferência de pescoço e apneia do sono, com 100% de relação com a obesidade?, finaliza.

Matheus Corrêa