Professora da Fisioterapia promove palestra sobre fibromialgia

13/11/2019 10h40

Comunidade, Alimentação melhor, Fisioterapia, Aluno, Fora das Salas, Palestra

No dia 28 de agosto, quarta-feira, às 16h, a Profa. Ma. Alex Sandra Cerqueira Soares, do curso de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoverá na Clínica do Departamento uma palestra sobre educação em dor para pacientes com fibromialgia.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome bem comum: o paciente sente dores por todo o corpo e durante longos períodos, além de sensibilidade nas articulações, músculos e tendões. Com a dor, o paciente acometido pela doença também pode apresentar fadiga, distúrbios de sono, dores de cabeça, depressão e também ansiedade.  A doença geralmente afeta pessoas entre 30 e 60 anos de idade, porém também atinge jovens e crianças.

A palestra

O evento faz parte do projeto InformaDor, coordenado pela própria docente que ministrará a palestra. O projeto conta com ações desenvolvidas em vários bairros da cidade de Taubaté, mas principalmente na Clínica do Departamento e visa esclarecer para a população as dúvidas sobre dores crônicas.

A ideia da palestra surgiu em conjunto, após os alunos e a própria professora terem contato com uma paciente que tem fibromialgia e é atendida na Clínica da UNITAU.

A atividade terá como objetivo explicar mais sobre a doença de modo a facilitar seu tratamento. O evento também contará com a presença dos alunos que auxiliam no tratamento da clínica.

A professora da UNITAU também projeta outras reuniões no futuro. ?Temos como objetivo marcar mais encontros com esse público, para assim ajudá-los com os sintomas e também ensinar os alunos sobre a patologia?.

A palestra é aberta ao público e é gratuita. Para participar e para mais informações, basta entrar em contato com a Clínica da Universidade pelo telefone (12) 3621-9400, ou indo até lá, na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, no centro em Taubaté.

Vinicius Assis