Projeto de Extensão realiza visita ao Convento Santa Clara

13/11/2019 10h40

Comunidade, Integração, Projetos, Aluno, Dicas

No próximo sábado dia 28, o Projeto de Extensão Tempo e Memória, da Universidade de Taubaté (UNITAU), realiza uma visita técnica ao Convento Santa Clara.

A atividade começa às 9h, com visita às dependências internas do Convento, como a clausura, o pátio interno, a biblioteca, o relógio e as demais salas.

A visita continua no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes, onde o historiador e escritor Eddy Carlos Souza Vicente falará sobre o patrimônio valeparaibano.

?Nosso objetivo é uma manhã de descontração, conhecimento e troca de saberes. O evento é gratuito e contamos com a participação de toda a sociedade?, conclui o Prof. Me. Armindo Boll, coordenador do Projeto e responsável pela atividade.

Sobre o Convento Santa Clara

O Convento Santa Clara de Assis foi fundado aos 25 de março de 1674, pelos frades franciscanos do Convento Santo Antônio, do Rio de Janeiro, tendo sido concluído em 1678. Concluída a construção, o convento abrigou dezenas de franciscanos. Em 1842, ficou parcialmente arruinado em decorrência de um incêndio.

A partir de 1847, o prédio foi transformado em Escola Pública, até 1852. Em 1887, foi instalado o Instituto de Artes e Ofícios, que funcionou até 1891.

Em 1981 o prédio foi doado à Ordem dos Capuchinhos de Trento. A partir dessa data, foi introduzida a arte do entalhe e da escultura de imagens, dando origem à arte presepista.

Em 1986, o edifício foi tombado pelo CONDEPHAAT ?" Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Nathália Sobral