Professor como protagonista da educação

13/11/2019 10h40

Sem categoria

O professor é o protagonista da educação e tem um poder transformador na vida do aluno. Hoje, a atuação de um professor vai além do giz e da lousa. A formação que se busca não é apenas técnica, mas contempla habilidades como a inteligência emocional, a gestão de pessoas e o pensamento crítico, por exemplo.

O acesso à informação tem transformado a forma de ensinar. Aprender a partir de problemas torna o aprendizado mais dinâmico. Ganha o aluno, que é estimulado de forma diferente em sala de aula, e ganha o professor, que consegue ver o resultado do ensinar de forma prática e efetiva.

Para divulgar essas iniciativas, a Universidade lança a Revista Vivência Acadêmica, uma publicação que reúne as boas práticas de nossos docentes da graduação presencial e a distância. O lançamento será no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), que começa em 23 de outubro.

Para esta primeira edição, serão compartilhadas 16 experiências com temáticas que se dividem entre o uso de tecnologias e de atividades junto à comunidade, além de outros relatos de experiência.

Os professores que participaram desta primeira edição foram os protagonistas da campanha ?A UNITAU fica melhor quando você participa?. Eles participaram de uma sessão fotográfica lúdica e os retratos estarão fixados nos Departamentos em que eles lecionam. O propósito é mostrar que a Universidade melhora quando todos participam.

Mesmo com todas as mudanças na forma de aprender, o protagonismo do professor se mantém e, junto dele, o poder transformador que a educação tem na vida de todos.

Profa. Ma. Angela Popovici berbare é Pró-reitora de Graduação