Projeto Rompendo Barreiras da UNITAU lança segundo balão meteorológico

04/11/2019 14h45 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 15h34

Integração, Extensão, Ser melhor, Alimentação melhor

Na última quarta-feira, dia 30, a o projeto de extensão Rompendo Barreiras, da Universidade de Taubaté (UNITAU), realizou o lançamento do segundo balão meteorológico. Desta vez, a atividade aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EIMEF) Padre Silvino Vicente Kunz. O projeto conta com alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de Engenharia Mecânica da UNITAU, além de estudantes da escola.

Experimentos em diferentes áreas

O balão de sonda foi lançado com o objetivo de executar testes nas áreas de Biologia e de Engenharia Mecânica. Para o experimento da turma de Ciências Biológicas da UNITAU, foi lançada junto com o balão uma cultura de bactéria e esporos bacterianos para testar a viabilidade dos microrganismos após a ação dos fenômenos atmosféricos como, radiação, pressão e temperatura.

O coordenador do projeto irá acompanhar o rastreamento do balão via satélite. Além disso, foram implantadas duas câmeras para recolher imagens do percurso que serão usadas para estudos. Para confeccionar o balão, o Prof. Dr. Fernando Porto, do Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU e coordenador do projeto, contou com a ajuda dos alunos do Ensino Fundamental da escola Padre Silvino Vicente Kunz que ficaram responsáveis pelo paraquedas e o refletor de radar.

Planos para os próximos lançamentos

O professor Fernando Porto pretende inscrever o Rompendo Barreiras no campeonato mundial GSBC (Global Space Balloon Challenge), uma competição internacional, organizada pela Universidade de Stanford e pelo MIT (Massachussetts Institute of Technology). “Existem muitas categorias no campeonato e nós vamos tentar concorrer na categoria de projeto educacional”, diz o professor.

José Arnaut

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM