Ex-aluno de Engenharia Aeronáutica ganha prêmio internacional

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, departamento, Tecnologia, Engenharia, Ex-aluno

O ex-aluno da primeira turma de Engenharia Aeronáutica da Universidade de Taubaté (UNITAU), Tiago Matos de Carvalho, está trilhando uma carreira de sucesso fora do país.

Neste ano, Tiago ganhou, junto de sua equipe, a competição ?Gemini Mars Design Competition?, realizada pela The Mars Society, uma organização dedicada à exploração de Marte. ?O projeto tem como ideia principal propor uma missão com dois tripulantes para sobrevoar Marte. Ela deve ser possível de ser completada até o fim de 2024, da forma mais simples possível?, esclareceu.

Formado em 2009 pela UNITAU, o engenheiro ingressou no programa Ciência Sem Fronteiras em 2014. Atualmente, realiza seu doutorado na Cranfield University na Inglaterra, onde faz parte do grupo de pesquisas sobre Astronáutica e Engenharia Espacial. ?De maneira análoga, pesquiso como tecnologias robóticas podem ser utilizadas para o caso de satélites no espaço?, explicou Tiago.

A chance de estar em outro país tem sido bem aproveitada pelo ex-aluno. Segundo ele, existe um trabalho de adaptação, de resolução de problemas ao longo do caminho, mas a oportunidade tem proporcionado contato com profissionais e com instituições em seu campo de atuação. ?Além do caráter acadêmico e profissional, a experiência pessoal e cultural são coisas realmente únicas desse período?, contou.

Ao todo, dez times de outros países foram selecionados, entre eles Rússia, Japão e Itália. A equipe do ex-aluno foi a única de todo o Reino Unido a participar da competição. ?Foram 10 meses de trabalho, além da nossa rotina usual de aulas, provas e pesquisas?, contou.

Para a execução do projeto, foi necessário avaliar uma série de fatores, desde cápsulas, foguetes, suporte aos tripulantes, além dos fatores físicos e psicológicos. ?Manter dois astronautas de maneira segura, confortável e eficiente por 500 dias, isso é algo que vai muito além dos aspectos básicos da engenharia?, revelou o engenheiro.

A apresentação final foi em Washington (EUA) e cada grupo teve de expor todos os aspectos que envolviam a missão diante de um painel de juízes da NASA, da The Mars Society e de outras indústrias do meio espacial. Os critérios avaliados foram de qualidade técnica do projeto até riscos e custos. ?Fomos contemplados com o primeiro lugar, junto a um prêmio de 10.000 dólares, divididos entre os integrantes. Muito além do dinheiro, a oportunidade de expor o trabalho diante de representantes importantes foi um ponto marcante para mim?, disse Tiago, que pretende investir o dinheiro para custear participações em congressos na área.

Para que fosse possível a concretização de planos tão expressivos em sua carreira, o ex-aluno ressaltou alguns pontos que ele considera ter feito a diferença em sua trajetória. ?Uma boa dica é buscar iniciações científicas nas áreas de interesse. É importante se manter atualizado, porque tudo isso, de maneira geral, auxilia muito durante a carreira e cria um diferencial na formação para quem pretende ir estudar fora?.

Quanto à importância dos estudos na carreira, Tiago acredita que cursos de especialização e de pós-graduação, entre outros, são um modo de criar oportunidades e ligações diferentes. ?Para uma constante evolução na carreira, tanto acadêmico quanto profissional, o estudo é essencial. A UNITAU foi para mim o ponto de partida e a base na minha carreira.?

Em seu tempo de graduação, o engenheiro relembrou a presença inspiradora de alguns professores, entre eles o Prof. Dr. Viktor Pasthoukov. ?Considero-o realmente como um tutor nas minhas fases iniciais de pesquisas. Ele me orientou a buscar áreas de excelência tanto dentro quanto fora do país?.  Outro docente importante foi o Prof. Dr. Evandro Nohara. ?Foi um dos que sempre me estimularam, ele sempre compartilhou as suas experiências comigo com os outros alunos?, disse.

Tratando do futuro, o ex-aluno acredita que a experiência de estar fora do país e a conquista do prêmio são de grande importância.  ?O recente interesse em exploração espacial, tanto por agências, quanto pela indústria, são bons indicadores de opção para o futuro?, disse.

Tiago pretende voltar ao Brasil para continuar aplicando seu conhecimento e participando de programas na área espacial.

Ingra Lombarde
Giovanna Madureira