Estudantes desenvolvem projetos ambientais na APAE

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Projetos, ambiental

Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveram vários projetos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taubaté. O Prof. Me. Leonardo do Nascimento Lopes coordena o grupo de onze alunos da UNITAU que participam de projetos de recuperação de áreas da APAE de Taubaté. ?O que me animou muito foi o envolvimento dos alunos de forma voluntária e que adotaram a causa para eles?, conta Leonardo.

Além da adequação da Área de Preservação Permanente (APP), e da regularização de uma nova barragem no lago da propriedade para captação de água subterrânea, ainda existem outros projetos em andamento. Um deles é a captação de água da chuva para irrigação da horta por gotejamento. A água passa por um sistema de filtração simples e é utilizada para regar as plantas do local. Os alunos também estão desenvolvendo um novo galpão de reciclagem de resíduos com espaço adaptado para o trabalho com materiais recicláveis, uma das maiores fontes de renda da APAE.

Ainda em desenho, há a criação do ?Viveiro Educador?, um viveiro florestal de mudas nativas que serão cultivadas e comercializadas, além da utilização do espaço para terapia ocupacional dos alunos da APAE. Para isso, a ideia é incluir estudantes de outros cursos da UNITAU, como Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Pedagogia e Psicologia.

A aluna do 8° semestre de Engenharia Ambiental, Mariana Toledo, participa diretamente de dois projetos, sendo que a regularização do barramento tornou-se seu trabalho de graduação. ?É uma oportunidade maravilhosa. Além de ajudar outras pessoas, eu estou colocando em prática o que vejo na sala de aula?.

O Diretor de Patrimônio da APAE, Nilton Bolanho Aguiar, diz que a força de vontade do professor e dos alunos o marcou. ?É um trabalho muito legal, todos os pequenos gestos são importantes?.

Os trabalhos contam com o apoio de outras empresas, como o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. ?O que eu tenho identificado muito é a corrente do bem que se forma quando falamos o nome APAE. Tem muita gente querendo ajudar?, comenta o professor Leonardo.

A APAE é uma instituição sem fins lucrativos que há 51 anos atende na cidade mais de 300 pessoas com síndromes e necessidades intelectuais. A parceria entre a Universidade e a instituição teve início no final de 2015 e tem como objetivo a realização de projetos para adequação ambiental da APAE.

O alcance desses projetos chegou a nível internacional. A Universidade de Taubaté foi uma das três universidades brasileiras convidadas para a Primeira Cúpula Ambiental de Estudantes da América Latina, para a apresentação dos projetos realizados na APAE. O evento  acontece na cidade de Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 30 e 3 de fevereiro deste ano.

Realizado pela Universidade Católica Boliviana San Pablo, o evento tem como objetivo unir estudantes de vários países para promover ideias de pesquisa das universidades para uma sociedade ambientalmente sustentável, e discutir a realidade ambiental da América Latina.

Laura Gatti

Foto: Acervo/UNITAU