Convênio entre Universidade e empresa possibilita pesquisa na área industrial

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Oportunidade, Pesquisa, Tecnologia, Engenharia, Projetos, Aluno

A Universidade de Taubaté (UNITAU) oficializou um convênio com a empresa siderúrgica Gerdau S.A., localizada na cidade de Pindamonhangaba, na segunda-feira, dia 24. O projeto ?Parceria do Conhecimento? tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico e conta com o auxílio de universidades da região para melhorar a eficiência do processo produtivo da empresa.

A parceria com a UNITAU deu origem a uma pesquisa para aumentar a produção no setor da laminação da empresa, que envolve uma equipe formada por alunos de graduação do curso de Engenharia Mecânica e um aluno do Mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU, que é funcionário da Gerdau.  A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) concede uma bolsa ao aluno de mestrado e os alunos da graduação recebem uma bolsa pelo projeto de Iniciação Científica enquanto estiverem participando do estudo.

Além de proporcionar benefícios para a Universidade, proporcionando mais espaço para a promoção da pesquisa e da ciência, a parceria deve promover melhorias na região.  O Prof. Dr. Ederaldo Godoy acredita que todo o progresso tecnológico desenvolvido pelos estudantes ajuda o crescimento regional. ?Esse projeto faz o intercâmbio entre a Universidade e a indústria, abrindo novas oportunidades de trabalho e trazendo desenvolvimento tecnológico para a região?, afirma o docente.

Para a Gerdau, essa parceria auxilia o trabalho dos profissionais da própria empresa. ?Buscamos trabalhar o desenvolvimento dos profissionais da unidade. E sabemos que o polo universitário da região que podem nos ajudar nesse trabalho, seja para a melhoria da equipe ou da produção? ressalta Maurício Metz, diretor executivo da Gerdau nas unidades de Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba.

O Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, comemorou a parceria e acredita que vai trazer inúmeros benefícios para a Universidade. ?Esse convênio possibilita a abertura de vários projetos. A partir dessa parceria, podemos ampliar o campo de pesquisa dentro da UNITAU.?, declarou o Reitor.

Heloisa Costa

Foto: Renata Moraes/ACOM