Alunos se preparam para maratona de programação

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Tecnologia, Aluno

Os alunos do Departamento de Informática da Universidade de Taubaté (UNITAU) participam de aulas preparatórias para a 22ª edição da Maratona de Programação, que acontece em setembro.

A competição é um evento da Sociedade Brasileira de Computação, voltado para os alunos de graduação e pós-graduação na área, com o intuito de promover a criatividade e o trabalho em equipe, propor novas soluções para software e desenvolver a habilidade da resolução de problemas sob pressão.

André Luis da Silva Vaillant Junior, aluno do 7º semestre do curso de Engenharia da Computação da UNITAU, participou do evento no ano passado e obteve a 14ª colocação na etapa nacional, juntamente com a sua equipe. Para este ano, o estudante oferece um minicurso de programação gratuito, com o objetivo de selecionar novos membros. ?O objetivo principal é selecionar duas pessoas para substituir os que não poderão participar. Mas é muito bom também para todos treinarem?, revela.

O estudante fica à disposição para tirar as dúvidas dos interessados e explica que as aulas têm um andamento mais livre. ?A gente dá a teoria e, a partir disso, eles ficam livres para resolver os problemas. Depois queremos fazer um tipo de competição, em que os melhores serão selecionados para fazer parte da equipe.?

Para Fernando Nogueira da Silva Costa, aluno do 5º semestre de Engenharia da Computação, além do intuito de fazer parte da equipe, o aprendizado é um diferencial. ?O aprendizado é sempre bom, independentemente da área. Estar aqui é uma forma de crescermos, e essa é a melhor parte?, disse.

Participar da Maratona de Programação é uma grande oportunidade para os profissionais da área. ?O profissional que tem um conhecimento sobre programação, certamente estará bem encaixado no mercado de trabalho. A ideia aqui é ensinar e exercitar os conceitos além da prática da aula. Isso em relação ao aspecto profissional, para os alunos, é sem igual?, finaliza o Prof. Dr. Luís Fernando Almeida, diretor do Departamento.

As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h, no Laboratório de informática do Departamento de Informática.

Giovanna Madureira

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU