Estudantes de Engenharia dão continuidade ao Aero- design

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, departamento, Engenharia

Alunos ensinando alunos. Esse é o intuito do Projeto Aero-Design da Universidade de Taubaté (UNITAU), que desenvolve uma aeronave rádio-controlada, baseado na metodologia utilizada por várias empresas de aviação.

A equipe Aero-design da UNITAU é formada por alunos de diversos períodos dos cursos de Engenharia. Para manter o projeto ativo, os alunos mais antigos apresentam o Aero-design para os mais novos, como explica o aluno do 5° semestre de Engenharia Aeronáutica e integrante Saulo Vitor Zonfrilli. ?O interessante de dar continuidade ao Aero-design é que os próximos alunos já vão ter uma base de quais ferramentas usar e, assim, vão evoluir com o projeto. O Aero- design é bom porque serve como base para os novatos que estão com muita expectativa no primeiro ano e já os prepara para a vida pós-curso?, explica.

A proposta não é limitada apenas para a Engenha Aeronáutica, como afirma o Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto.  ?Nós envolvemos toda a parte de Engenharia. O aluno trabalha com o desenvolvimento na parte aerodinâmica, estrutural, de estabilidade, motor, desempenho, propulsão e materiais. A finalidade é projetar, construir e testar uma aeronave rádio-controlada?.

Os alunos de outras áreas têm a oportunidade de aprender e de experimentar novas possibilidades. ?Estou gostando bastante das matérias e é bom porque não fica só no básico. Quero dar continuidade para ficar na parte de estruturas e projetos, que tem a ver com a minha área?, conta a aluna de Engenharia Civil Vitória Vicente Carvalho.

As aulas acontecem no Campus da JUTA no hangar das aeronaves, todas as sextas, das 17h30 às 18h30.

Lucas Azevedo

(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM)