Estudantes de Engenharia Civil desenvolvem Empresa júnior

04/11/2019 11h57

Destaque, Engenharia

Estudantes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão com um novo projeto em andamento. Há um mês, eles abriram uma Empresa júnior, a primeira do Departamento.  Nomeada de Concepção em projetos de Engenharia júnior (CPEJ), a idéia começou a ser formulada em outubro de 2016, quando os estudantes participaram de uma palestra sobre Empresa júnior.

O Prof. Dr. Arcione Ferreira Viagi, que leciona a disciplina Empreendedorismo em diversos Departamentos da UNITAU, é o professor responsável pela empresa. ?Eu sempre estimulo os alunos com potencial a criarem esse tipo de negócio. Isso acrescenta muitos conhecimentos aos alunos?, conta. Além da Engenharia Civil e Ambiental, os cursos de Agronomia, Administração, Engenharia Mecânica e Comunicação Social também estão desenvolvendo empresas juniores.

A proposta é que as firmas sejam dirigidas pelos próprios alunos e não tenham fins lucrativos. Outro objetivo é aprofundar o conhecimento que adquiriram ao longo do curso.

A empresa da Engenharia Civil e Ambiental conta com oito funcionários, sendo cada um responsável por uma área.

Entre os trabalhos que são oferecidos estão o de consultoria e o de orçamento para obras, o de desenvolvimento de projeto arquitetônicos, além de fazerem o Certificado Ambiental Rural (CAR) e a impressão de projetos, ou plotagem. A ideia é expandir a atuação e abrir vagas para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Victor Augusto Motta Silveira, presidente da CPEJ, conta que enfrentaram vários obstáculos até que o projeto fosse aprovado. ?Teve muito preconceito de pessoas que pensaram que não seríamos capazes e que nosso trabalho não teria uma qualidade boa. Mas nós fomos nos profissionalizando cada vez mais?.

O Diretor do Departamento, Prof. Me. Sergio Louzada, um entusiasta do projeto, disponibilizou salas e materiais para os alunos. Eles se reúnem aos sábados, já que a maioria dos integrantes mora fora da cidade de Taubaté.

Luiz Fernando Pereira, Diretor de Projetos, e Éllen Kelly Carvalho Martins de Castro, Diretora Jurídico-Financeira, disseram que já estão vendo resultados. ?Quando você faz um serviço, entrega para o cliente e ele diz que ficou muito bom, é muito gratificante. Estamos entrando no mercado de trabalho e começando a nossa carreira agora?, finaliza a aluna.

Maria Eduarda Chagas

Foto: Leonardo Oliveira