Universidade recebe doação de laser de baixa intensidade

04/11/2019 11h57

Extensão, Alimentação melhor, Pesquisa, Projetos, Aluno, Enfermagem

A Profa. Dra. Vânia Giaretta e a Profa. Ma. Maria Ângela Petrini, responsáveis pelo Projeto de Extensão Ecocidadania e Saúde, do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU), receberam uma doação de um laser de baixa intensidade da Irmandade de Misericórdia de Taubaté. O equipamento deve auxiliar os trabalhos voltados para a comunidade, especificamente no tratamento de dores neuropáticas.

Além de complementar o tratamento dos pacientes do Projeto, o laser será usado para o desenvolvimento de pesquisas científicas, nas quais será avaliada a eficácia do laser nesses tratamentos. ?Existem poucas pesquisas sobre a utilização do laser em dores neuropáticas, então é um diferencial para a Universidade ter pesquisas sobre isso?, destaca a Profa. Maria Ângela Petrini.

[caption id="attachment_5103" align="aligncenter" width="496"]editada-2 As Professoras, Vânia Giaretta e Maria Ângela Petrini, recebem a doação[/caption]

A doação do laser de baixa intensidade foi intermediada pelo Rotary Club Taubaté União, durante a gestão do então Presidente Aguinaldo Gimenes. ?Um dos papéis do Rotary é atender necessidades de acordo com a disponibilidade, encontrando meios para ajudar a comunidade. Quando as professoras apareceram com a demanda, nós começamos a conversar com membros do Rotary que fazem parte da Irmandade?, contou Gimenes.

O atual Presidente, Augusto Ambrogi, prestigiou a entrega do equipamento com bastante orgulho. ?Sinto-me muito honrado por dar continuidade ao trabalho iniciado durante a gestão anterior e por servir à comunidade?, afirmar Ambrogi.

Para a Irmandade de Misericórdia de Taubaté, a doação do laser pode ajudar o trabalho realizado pela instituição, que tem como objetivo garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos. ?O aparelho foi doado por meio de um acordo. Os idosos que sofrem de dores recebem um tratamento junto da Universidade?, ressalta o Provedor da Irmandade, José Roberto Santos.

Heloisa Costa

*Fotos: Lucas Azevedo