Departamento de Arquitetura realiza encerramento de semana interativa

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, departamento, Arquitetura, Aluno, Eventos

Na última sexta-feira, dia 28 de julho, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) encerraram mais uma Semana de Integração, evento que marca o início do semestre no Departamento.

Como parte tradicional das atividades do curso, a Semana busca promover momentos de aprendizado e de integração não só entre os próprios alunos, como na troca de experiências com profissionais importantes no mercado. ?A nossa ideia era exatamente abrir essa discussão, para o aluno não entrar num formato acomodado de sala de aula e, sim, despertar um olhar diferente, para eles terem uma visão mais global?, explica o Prof. Me. Flávio Brant Mourão, diretor do Departamento.

Assuntos como a sustentabilidade e a trajetória de profissionais marcaram o último dia do evento. A palestrante Lúcia Fernanda de Souza Pirró, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, falou um pouco sobre sua participação. ?O objetivo da minha palestra foi apresentar exemplos de cidades ao redor do mundo que têm se dedicado a aplicar práticas sustentáveis.? Para o arquiteto Ricardo Veiga, compartilhar sobre seu trabalho é sempre algo enriquecedor. ?Eu gosto muito de compartilhar minhas experiências, tenho muito contato com estudantes dentro do meu escritório. É fundamental existir essa ligação?, disse.

O evento é uma ferramenta que possibilita diversas maneiras de aprendizado, uma vez que sua organização é mobilizada pelos próprios estudantes. ?Minha participação foi intensa porque entrei na faculdade e decidi me entregar e conhecer tudo, me enturmar. Eu achei que superou as nossas expectativas?, conta Felipe Martinez, aluno do 2º semestre e membro da organização do evento.

O Departamento encerra essa atividade, mas segue com ideias e ações a fim de aproximar cada vez mais o aluno da realidade de sua profissão. Um exemplo disso é a criação da Empresa Júnior do curso. ?Tivemos passos importantes. Essa perspectiva de criarmos a Empresa Júnior, aprender a profissão enquanto estamos estudando, foi o maior resultado. É uma possibilidade incrível de complementarmos aquilo que vemos de uma maneira, muitas vezes, rápida?, conclui o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, coordenador pedagógico do curso.

Giovanna Madureira

*Foto: Heloisa Costa ACOM/UNITAU