Universidade realiza a 12ª edição do Encontro de Humanidades

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, departamento, Aluno

 

Nesta quarta-feira, 2, começou o XII Encontro de Humanidades e o V Encontro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa, estrangeiras e Libras da Universidade de Taubaté. O evento, que é organizado pelo Instituto Básico de Humanidades (IBH), encerra no sábado, 5, trazendo diversas discussões. Neste ano, o tema abordado foi ??100 anos da Revolução Russa, linguagem e política??.

A Profa. Ma. Cláudia Maria de Oliveira Souza, diretora do IBH, comenta sobre as propostas do encontro. ?Temos por objetivo reunir os professores e os cursos da área de humanas. Além disso, há um fortalecimento de ideias e de reflexões nas questões pertinentes aos seres humanos??. Ela também acrescenta sobre a escolha do tema. ?Além de serem comemorados os 100 anos da Revolução Russa, esse é mais um momento para refletir e evoluir, para que haja uma revolução e uma evolução. Estamos vivendo um momento político e econômico que se reflete em nossas vidas??, ressalta.

Serão realizadas quatro discussões ao longo da semana, mediadas por docentes da UNITAU e professores convidados. O Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa, mediador de uma das mesas redondas, explica o cenário mundial pós-revolução. ?Quando existia um mundo dos países socialistas constituídos politicamente, esses eram uma referência para os trabalhadores do mundo capitalista. A partir do momento em que aquela referência deixa de existir, o próprio capital e as forças políticas dentro do capitalismo percebem margem para que haja condições de exploração. Então, parece que é justamente esse o impacto, sobretudo para os trabalhadores e para as camadas mais populares, não apenas no Brasil, mas no mundo?, finaliza.

A programação completa do XII Encontro de Humanidades pode ser conferida aqui.

 

Fábio Vienu

ACOM/UNITAU

 

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU