Comitiva coreana apresenta desenvolvimento tecnológico para Navio Médico Inteligente

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Alimentação melhor, Oportunidade, Tecnologia, Projetos, Aluno

Na última semana, a Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu a equipe sul-coreana parceira no projeto do Navio Médico Inteligente. No encontro, foi apresentada a tecnologia que está sendo desenvolvida para aplicar no Navio. Participaram da apresentação o Reitor, os pró-reitores e os professores da UNITAU, além de representantes do instituto coreano Kiat, da empresa Bit Computer e da embaixada da Coreia no Brasil.

A proposta é que o Navio Médico atenda a comunidade ribeirinha de Manacapuru, no Amazonas, e seja um projeto piloto de pesquisa na Amazônia. A equipe coreana é responsável por todo desenvolvimento tecnológico que inclui o banco de dados e uma interface para que os profissionais de saúde incluam as informações dos pacientes.

Como muitas pessoas que vivem à beira do rio não possuem documentação, o cadastro será feito via biometria do dedo todo, no caso da impressão digital da ponta do dedo estar danificada. Este equipamento também foi desenvolvido pelos coreanos e os dados serão compartilhados com os hospitais e centros médicos do Estado.

A UNITAU ficará responsável pelo treinamento de pessoal e manutenção do Navio Médico. O Prof. Dr. Eduardo Enari, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Fapeti) acompanhou a comitiva coreana durante visita à Amazônia, na última semana. ?Fizemos visitas técnicas a respeito do projeto. Além da UNITAU e das instituições coreanas, há a parceira também do Governo do Estado do Amazonas e das universidades federal e estadual?, afirmou.

?Este é um projeto muito importante, tanto para as instituições envolvidas quanto para o governo brasileiro, mas em especial para a população ribeirinha que é carente desse tipo de serviço?, afirmou o Prof. Dr. José Rui Camargo, Reitor da UNITAU.

*Foto: Guilherme Morgado/ACOM