Alunas de Enfermagem realizam ação com comunidade do São Gonçalo

04/11/2019 11h57

Extensão, Integração, Alimentação melhor, departamento, Projetos, Aluno, Eventos, Enfermagem

Alunas do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram no dia 24 de Agosto, juntamente com o Posto de Atendimento Médico e Odontológico do bairro São Gonçalo, uma ação para avaliar os pés dos pacientes hipertensos e diabéticos.

Esta atividade faz parte do Projeto Extensão Eco Cidadania e Saúde (Pecos), coordenado pela Profa. Dra. Vânia Maria de Araujo Giaretta, voltado para a qualidade de vida das pessoas. A mobilização atendeu cerca de 30 pacientes e contou com uma aula das alunas explicando com slides e fotos como examinar os pés em casa, como higienizá-los, hidratá-los e os tipos de sapatos mais corretos. ?É até difícil mensurar a importância desse evento, porque nós trouxemos um beneficio para comunidade e discutimos com eles. São pessoas diferentes falando, então eles escutam melhor?, comenta a docente.

Devido à quantidade de pacientes a serem examinados, o PAMO solicitou a ajuda da UNITAU que prontamente se disponibilizou a ajudar. A enfermeira de plantão, Débora Cristina Paes de Carvalho, afirma o quão necessário é a Universidade estar envolvida nesta causa. ?São muitos pacientes e ações assim ajudam no monitoramento. Quando recebemos pessoas de fora, os pacientes dão mais atenção, escutam mais e fazem o que foi orientado?.

As alunas presentes estavam animadas com a ação e com poder, de uma forma simples, ajudar a comunidade. ?Esse evento serve para esclarecer as dúvidas, pois a área da Enfermagem dentro de um posto, muitas vezes é sobrecarregada, não havendo oportunidade de dar muitas orientações?, diz a aluna do 4º semestre, Lara dos Reis Silva.

Após a explicação das alunas sobre o tema, foram realizados alguns exames nos pés. Raquel Barbosa Ferreira, uma das pacientes, disse que a aula ajudou a entender melhor quais são os cuidados necessários e ressalta. ?Ter alguém para dar orientações para nós é muito bom?.

A atividade aconteceu novamente no dia 31, às 14h, e foi aberto ao público. O PAMO fica localizado na Rua: Camilo Gomes Quintanilha, 851, São Gonçalo.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM