Tecnologia aplicada para bikes é tema de workshop

04/11/2019 11h57

Destaque, Engenharia

 

O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou o primeiro Workshop de Engenharia e tecnologia em bicicletas.  Dentre os convidados esteve Felipe Moraes, mecânico da equipe de Ciclismo de Taubaté, Sofia Subtil, atleta profissional de Moutain Bike, Guilherme Gil, atleta de Triathlon, e o Prof. Dr. Evandro Luis Nohara, docente da UNITAU.

O evento foi realizado no hangar no Departamento e abordou alguns temas, como a história da bicicleta, a sustentabilidade, a mobilidade urbana e as tendências desse mercado. De acordo com os dados a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as vendas de bicicleta cresceram 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Prof. Me. Leandro Nogueira, organizador do evento, lembra que a região do Vale do Paraíba tem uma participação efetiva na indústria automobilística e aeronáutica, mas destaca que o mercado de bikes está em ascensão e necessita de mão de obra qualificada.  ?A partir de uma análise, percebemos as tendências do mercado. Quanto mais você emprega a engenharia com a tecnologia, mais você consegue desenvolver bicicletas de competição ou para passeio?, destaca.

Guilherme Gil, atleta profissional de Triathlon e formado em Educação Física pela UNITAU, apresentou o que é utilizado em seus treinamentos e cita como a tecnologia é usada no esporte de alto rendimento. ?Esses equipamentos para atletas de alta performance é algo relativamente novo para o ciclismo. Hoje em dia, a tecnologia ajuda muito o profissional tanto para o treino quanto para as competições?, conta.

(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM)

Lucas Azevedo

ACOM/UNITAU