PAIE realiza encontro em comemoração ao Dia do Idoso

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Extensão, Cultura, Fisioterapia, Aluno, Enfermagem

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou nesta segunda feira, dia 02 de outubro, uma ação especial em homenagem ao Dia do Idoso.

[caption id="attachment_5717" align="alignleft" width="270"]noticia *Foto: Leonardo Oliveira/ACOM[/caption]

O projeto organizou uma palestra com tema inspirado no livro ?Viver em paz para morrer em paz?, de Mario Sergio Cortella, ministrada pela fisioterapeuta Joelita Pessoa Oliveira Bez, que já foi voluntária no PAIE. O encontro tratou a questão da morte com os participantes e procurou criar uma reflexão de forma inspiradora, de como ter uma qualidade de vida e de como aproveitar o tempo, questões que são essenciais para o envelhecimento. ?A conversa foi para provocar um pensamento de como aproveitar o tempo enquanto a morte não vem?, explica Joelita.

Após a palestra, os participantes do projeto foram levados ao laboratório de Nutrição, onde foram recebidos com um café da tarde preparado especialmente para a confraternização em homenagem a data comemorativa. O momento proporcionou uma partilha entre os presentes, que trocaram um pouco de experiência e aproveitaram o lanche. ?Isso é muito legal, pois eles nos fazem sentir especiais e proporcionam essa interação?, ressalta Vera Vanzella Tuão, participante do PAIE há 1 ano e meio.

O Dia do Idoso é comemorado em todo o País no dia 1º de outubro e marca o dia em que o Estatuto do Idoso entrou em vigor, garantindo uma série de direitos para este público. ?Para nós é sempre prazeroso poder comemorar essa data, porque estamos envelhecendo diariamente. Não podemos pensar nisso quando chegarmos aos 60 anos e ninguém melhor que os idosos para nos ensinar como aproveitar bem este tempo?, finaliza empolgada a Profa. Ma. Eliana Fátima De Almeida Nascimento, responsável pelo projeto.

Rafaela Pereira

*FOTO: Leonardo Oliveira/ACOM