Universidade expõe projetos inovadores

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Pesquisa, Engenharia, Aluno, Eventos

Os alunos de Engenharia Fábio Augusto Campos Silva, Gustavo George Neme, Flávio Marcondes Bassini e Matheus Agostinho de Sales da Universidade de Taubaté (UNITAU) juntamente com o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior e o Prof. Dr. Alvaro Manoel De Souza Soares, apresentarão três projetos inovadores na Expo Isa Vale Section ? Indústria 4.0, que acontecerá no dia 19 de outubro, no Recinto de Exposições de Guaratinguetá.

O primeiro projeto trata-se da modificação de uma cadeira de rodas convencional para uma motorizada com o custo reduzido. Ainda em desenvolvimento, a cadeira deve acompanhar um aplicativo no qual será feito a mobilidade por meio de Bluetooth, podendo ser dirigido pelo próprio cadeirante, ou também, por terceiros. A primeira etapa do projeto foi concluída, a colocação do motor na cadeira, o que está em questão agora é o redimensionamento para o êxito da proposta, a força do equipamento para suportar o peso de uma pessoa. ?Ainda estamos desenvolvendo o projeto, mas nosso objetivo é fazer uma cadeira com 1/3 do valor que é encontrado atualmente no mercado, justamente para pessoas de baixa renda e até mesmo organizações que podem fazer o uso da mesma?, afirma o aluno de Engenharia de Controle e Automação, Fábio Augusto Campos Silva.

O projeto de Eco louças sanitárias tem como objetivo o aproveitamento da água da lavagem das mãos para a descarga e autolimpeza de vasos sanitários e mictórios. ?Há bastante tempo estamos desenvolvendo este projeto e agora ele já está na etapa de comercialização?, relata o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior.

Já o terceiro projeto também está em desenvolvimento. Trata-se do aproveitamento do calor residual produzido no processo de fabricação de várias indústrias. A empresa Gerdau é uma das parceiras que ofereceu um suporte ao projeto. O intuito é reverter o calor na produção de eletricidade, podendo assim, ajudar na preservação do meio ambiente, além de, gerar economia para as empresas.

As inovações vêm sendo desenvolvidas há algum tempo e algumas já foram vencedoras anteriormente em premiações. Agora, as propostas serão exibidas na Expo Isa Vale Section ? Indústria 4.0. O evento tem como objetivo trazer para o Vale do Paraíba as novas tecnologias na indústria e na automação, reunindo empresas públicas, privadas e universidades. ?A exposição é aberta ao púbico e uma oportunidade das pessoas conhecerem nossos projetos?, finaliza Ederaldo.

Rafaela Pereira