Equipe de Engenharia alcança boa colocação em competição

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, departamento, Engenharia

A equipe Aerotau da Universidade de Taubaté (UNITAU) ficou entre as quarenta melhores da competição SAE Brasil Aerodesign, que aconteceu em São José dos Campos. O evento reuniu 95 grupos vindos de várias partes do país e do exterior.

Em 2016, a UNITAU participou do torneio de acesso e Filipe Ferreira Caetano, do 9° período de Engenharia Aeronáutica, era um dos integrantes. Este ano foi capitão da equipe e se diz contente em poder liderar em um torneio tão importante. ?A experiência é inesquecível. É muito valiosa para nossa carreira tanto acadêmica quanto profissional, além de termos o contato com o mercado aeronáutico. Nunca vou esquecer essa honra que a Universidade me proporcionou?, conta o estudante.

Há dois anos à frente do projeto, o Prof. Me. Pedro Marcelo Alves, se orgulha do feito dos alunos. ?Essa participação concretizou um trabalho muito intenso nesses dois últimos anos de projeto. A gente conseguiu cumprir todas as etapas e isso é um feito muito importante, pois ficamos onze anos sem participar da competição e voltar com esse resultado é a cereja do bolo?, destaca o professor.

A Profa. Dra. Eliane Romagnolli, diretora do Departamento de Engenharia Mecânica acredita que com o apoio os estudantes podem ir mais longe. ?Eu vi o brilho nos olhos da equipe enquanto executavam esse trabalho. Os alunos estavam altamente motivados. Eles foram desenvolvendo suas aptidões em relação ao trabalho, trabalharam sob pressão para atender metas em prazos curtos e isso vai agregar muito para a próxima competição? salienta.

Apesar do resultado positivo, a meta é chegar mais longe na próxima edição. ?Já estamos em 2018. Acabou a competição ontem e já começamos o planejamento para o próximo ano. Os alunos já começam a trabalhar com toda metodologia de projeto para desenvolver e ir mais forte no ano que vem?, finaliza o professor.

(Foto: Lucas Azevedo ACOM/UNITAU)

Lucas Azevedo