Universidade forma primeira turma de graduação de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura do Brasil

04/11/2019 11h57

Destaque, Apicultura

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, em outubro, a colação de grau da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura, oferecido na modalidade a distância. A UNITAU é a única instituição de ensino que oferece este curso no país.

O curso passou a ser oferecido para suprir a necessidade em profissionalizar os apicultores, uma vez que estes são os únicos responsáveis pelo processo de produção das abelhas. ?O sentimento de formar a primeira turma é inexplicável, pois é o único curso desse país. A UNITAU entendeu a necessidade e assumiu essa luta na profissionalização dos apicultores brasileiros?, afirma a Profa. Dra. Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, coordenadora geral do curso.

A primeira turma formada reúne alunos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, e realizou o curso por meio do Polo EAD UNITAU em Taubaté. A partir de novembro, a UNITAU oferecerá o curso também em Tucano, na Bahia. ?Em novembro iniciará uma nova turma no município de Tucano, com cerca de 50 alunos. Esta oferta pôde ser realizada a partir da parceria entre a UNITAU, o Governado do Estado da Bahia e a Cooperativa de Apicultores e Prefeitura do município?, citou Lídia. O curso está com inscrições abertas e podem ser realizadas no site.

Sobre o curso Superior em Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura

O curso tem objetivo de formar profissionais para atuar desde o desenvolvimento de projetos para instalação de apiários e unidades de beneficiamento até nos trabalhos de logística de distribuição e venda de insumos e de produtos. Será abordado também o controle de qualidade dos produtos apícolas e os programas de procedimentos operacionais exigidos na indústria de alimentos de origem animal. O conhecimento tecnológico poderá ser aplicado para gerenciar e explorar, de forma sustentável, o potencial das unidades de criação e de processamento.

Sobre a Profa Dra Lídia Maria Ruv Carelli Barreto

Atua como coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU; do Grupo de Pesquisa Cnpq-Rede Nacional de Pesquisadores Apícola (RENAPIS); preside a Comissão Técnico Científica da Confederação Brasileira de Apicultura-Quadriênio 2014-2018; além de atuar como Diretora do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia e da Pós-graduação em Apicultura e Meliponicultura.

EPTS/UNITAU

Foto: Gabriela Camargo/ TV UNITAU