Farmácia da Medicina oferece medicamentos gratuitos

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, departamento, Medicina

Há 44 anos, os alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), ligados ao Diretório Acadêmico, administram um projeto voltado à comunidade: a Farmácia da Medicina.

Criada pelos alunos da primeira turma do curso, a ?farmacinha?, como é apelidada carinhosamente, oferece remédios gratuitamente à população, basta apresentar uma receita médica. ?As pessoas chegam aqui com a receita e, se o medicamento estiver disponível, já liberamos, sem nenhum custo?, conta a farmacêutica Thaís Soldi, que auxilia o trabalho dos alunos.

O funcionamento é como de uma farmácia comum e regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitaria (Anvisa). As alunas responsáveis pelo estabelecimento, Gabriela Junqueira e Jamile Flori, ambas do 3º semestre do curso de Medicina, fazem o cadastro dos remédios, organizam as prateleiras, atendem à população e recolhem as receitas. ?É uma experiência incrível, principalmente nos primeiros anos do curso, pois entramos mais em contato com os medicamentos?, destaca Gabriela. ?Além disso, o contato com a comunidade é a parte mais gratificante do trabalho. Muitos já frequentam a farmacinha há décadas, então ficamos muito próximos?, completa Jamile.

A Farmácia não possui fins lucrativos e sobrevive de doações e contribuições de ex-alunos, de professores e da própria população. ?Todos os medicamentos que temos aqui, nós ganhamos. Já a manutenção é feita por meio de doações de alunos e de ex-alunos. Inclusive criamos um plano para ajudar a farmacinha, com doações mensais?, relata Gabriela.

Qualquer pessoa que tiver interesse pode retirar medicamentos na Farmácia da Medicina, sem necessidade de comprovação de renda. É feito um cadastro rápido, com nome, CPF e endereço. ?É um trabalho muito bom. Muitas vezes, não encontramos medicamentos que precisamos, e aqui tem. Nos ajuda muito. Fora isso, os alunos aprendem muito aqui?, conta o casal Irineu Drudi e Maria de Lurdes Drudi, que frequentam a farmácia há quase 10 anos.          Já Maria Aparecida Mendes pretende voltar mais vezes ao local. ?Essa é a primeira vez que venho. As meninas nos atendem muito bem e aqui tem muitos remédios que uso que não estavam disponíveis em outros lugares. Com certeza, vou divulgar e voltar?, disse a aposentada.

A farmacinha funciona todas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Ela fica localizada no Campus do Bom Conselho, no Departamento de Medicina.

(Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU)

Heloisa Costa