Artigo: #ficaPIBID

04/11/2019 11h57

Integração, Aluno, Artigo, PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proposto e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é o primeiro programa em nível nacional que busca incentivar a busca pela carreira do Magistério nos cursos de Licenciatura. Mais do que isso, o PIBID é um programa de incentivo à docência que permite ao futuro professor conhecer a realidade da escola pública, se comprometer com ela e atuar para gerar mudanças, tudo isso sob a supervisão de um professor da própria escola - figura essencial no programa e que atua como coformador dos futuros professores - que o acompanha desde sua chegada, planeja com ele atividades de intervenção, orienta a realização das atividades e avalia os resultados. Nessa rede de formação, os professores dos cursos de licenciatura são responsáveis por acompanhar o trabalho na escola, selecionar alunos, aprofundar a discussão teórica em articulação com a prática, produzir artigos científicos. Na Universidade de Taubaté, temos, no ano de 2017, 295 alunos de licenciaturas que são bolsitas do PIBID e que podem vivenciar a realidade de seu campo de atuação durante o processo formativo. Inúmeras pesquisas vêm mostrando os excelentes resultados do PIBID, formando professores mais preparados para a docência. Apesar disto, o governo federal pretende descontinuar o Programa. Essa riquíssima experiência de aproximação entre universidade e escola pública na formação dos futuros professores não pode acabar!

Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro, professora do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, Coordenadora Institucional do PIBID

*Foto: Sócrates Agostinho ACOM/UNITAU