Ex-aluna de Publicidade e Propaganda publica livro sobre arte de rua

04/11/2019 11h57

Destaque, Livro, Ex-aluno, Extensão

A ex-aluna Mariana Ceciliato, formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU), está prestes a lançar seu primeiro livro. Registro de Rua foi o Trabalho de Graduação (TG) da estudante, e em abril finalmente chega às livrarias. A obra conta a história e exibe trabalhos de vários artistas de rua, com destaque para cinco do Vale do Paraíba: Vespa, Valdir Rodrigo, Rodrigo Abreu, IFI e Fernanda Cavalcanti.

A escolha pelo tema se deu pela escassez de obras com o tema de arte de rua. Agora, com a publicação de seu TG, ela luta para que mais pessoas produzam e leiam sobre o tema. ?Acredito que a divulgação pode fazer com que o grafite tenha mais relevância, quanto mais pessoas virem e interagirem, o livro começa a ter destaque e os artistas também?, diz a publicitária. Embora existam poucas publicações que tratem do grafite, o próprio Registro de Rua mostra que essa barreira está começando a ser superada. Durante a produção da obra, uma empresa de óculos teve a participação de artistas de rua em sua campanha publicitária.

Mariana, que se formou pela Universidade em 2015, destaca que contou com o auxílio de dois professores para desenvolver o trabalho durante seu último ano na UNITAU. ?Sem dúvidas, quem mais me ajudou foi o meu orientador, Maurílio Laua. No começo eu estava bem perdida sobre o que apresentar, e depois de muitas conversas, decidimos juntos e fomos direcionando as ideias. O professor Josué também participou de algumas conversas e apoiou bastante o tema?.

Registro de Rua está previsto para ser lançado no dia 13 de abril pela editora Kázua, de São Paulo. ?A Kázua fica no mesmo bairro do meu antigo apartamento, até que um dia passei pela editora, entrei e comecei a conversar com o dono. De cara falei do TCC e ele pediu para ver. Na hora ele já gostou, tomamos um café e batemos um papo sobre o projeto?, finaliza Mariana, que lembra ainda que após o lançamento em São Paulo, pensa em promover o livro também em Taubaté.

Felipe Rodrigues

*Foto: Arquivo Pessoal