Universidade oferece aulas de ginástica para a população

04/11/2019 11h57

Extensão, Projetos, Aluno, PAFS

O Programa de Atividade Física e Saúde (PAFS) da Universidade de Taubaté (UNITAU) está com o projeto Ginástica para todos. Sob coordenação da Profa. Esp. Lídia Amália Cardamoni dos Santos, as aulas acontecem todas as terça e quintas-feiras, das 11h às 12h30, no Campus Bom Conselho.

A proposta do grupo é trabalhar várias modalidades da ginástica com pessoas que nunca praticaram o exercício, mas que têm habilidades pessoais. ?O objetivo maior é fazer com que conheçam a ginástica, pratiquem e parem de pensar que é uma coisa exclusiva e que seja algo acessível a todos?, ressalta a Profa. Lídia.

Alunos de diversos cursos da UNITAU também participam. Diego Ortis Romano, do 3º semestre de Fisioterapia, ficou sabendo do grupo por intermédio de uma amiga e resolveu participar. ?Eu entrei quando as aulas iniciaram. Sempre tive vontade de fazer ginástica, pois desenvolve a concentração, é preciso estar atento aos movimentos?, diz.

Para Eduarda de Almeida Faria de Castro, do 5º semestre de Educação Física, a atividade ajuda a melhorar a autoconfiança. ?Ela desenvolve a consciência corporal e nos motiva a enfrentar os desafios a cada treino?, afirma.

Além da parte prática, o Ginástica para todos inclui pesquisas. No ano passado, os alunos participaram de uma amostra, mas para esse ano a ideia é fazer apresentações em congressos relacionados à saúde, fazendo relatos de experiências já vividas nesse esporte. Além disso, há também planos para dois eventos internos voltados para essa prática na Universidade e apresentações durante o ano.

Para participar, basta comparecer na sala de ginástica no Campus Bom Conselho, localizado na Av. Tiradentes, 500. A atividade é gratuita e aberta para a comunidade.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM