Aluno de Biologia utiliza fotografia como ferramenta de estudo e de preservação da fauna e da flora

04/11/2019 11h57

Integração, Pesquisa, Biologia

Thiago Mesquita Mendonça Reis, estudante do 5º semestre do curso de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), encontrou nos registros fotográficos uma maneira diferente de ressaltar a importância da preservação da fauna e da flora para a vida dos seres humanos. Por meio do seu conhecimento desenvolvido em sala de aula, o futuro biólogo usa a fotografia como instrumento de pesquisa para sensibilizar as pessoas para a conservação da natureza.

Inspirado nos fotógrafos Araquém Alcântara e Sebastião Salgado, o aluno foi adquirindo uma visão mais artística nos seus registros. ?Eu vejo a função do fotógrafo nessa área como transformador do mundo. Ele tem a função de pegar essa coisa banal que as pessoas têm dos animais e transformar isso em algo especial?, explica.

A leitura de diversos artigos, o incentivo e o auxílio por parte dos professores, os estudos de anatomia e da evolução dos animais fazem parte da rotina do estudante.

Thiago já visitou o Pantanal Sul, Águas de Santa Barbara, Serra do Mar, regiões de cerrado, e agora seu foco é a Serra da Mantiqueira. Ele está em fase inicial da gravação de um documentário sobre o Muriqui, o maior primata das Américas ameaçado de extinção. Registros de dois anos de pesquisas sobre mamíferos, répteis e anfíbios também farão parte do documentário.

O material armazenado pelo fotógrafo fará parte de uma exposição em Jacareí, que ainda não tem data para acontecer. Palestras na Universidade também estão nos planos do aluno.

Maurílio Donizete

*Foto: Leonardo Oliveira