Alunos da Engenharia recebem certificados por participação em competição de Aerodesign

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Engenharia, Aluno

O Reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prof. Dr. José Rui Camargo, entregou certificados de honra ao mérito aos participantes da equipe Aerotau, formada por alunos de Engenharia Aeronáutica, de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automoção. O grupo ficou entre os quarenta melhores na competição SAE Brasil Aerodesign no ano passado.

A cerimônia aconteceu no gabinete do Reitor e contou com a participação de diversos professores, entre eles o Prof. Me. Pedro Marcelo, coordenador do curso de Engenharia Mecânica e do projeto. ?Começamos esse trabalho em 2015, o qual temos desenvolvido e ele vem evoluindo. Agora, estamos colhendo os resultados, então daqui para frente é trabalhar mais para otimizar o que já foi desenvolvido?, disse ele.

Neste ano, o projeto foi divido em duas equipes para conseguir abrigar os 13 novos membros, portanto serão duas aeronaves construídas. Felipe Caetano, aluno do décimo semestre de Engenharia Mecânica e capitão do time principal, conta quais são os planos para o trabalho deste ano. ?A gente vai fazer um projeto um pouco mais conservador, mas arriscando muito mais na carga que será elevada pela aeronave?.

Faberson Chaplin Cestari, aluno do nono semestre de Engenharia Mecânica, que trabalhou como piloto no ano passado, e neste ano também conduzirá as duas aeronaves projetadas, explica como as mudanças no projeto afetam seu trabalho. ?São dois projetos totalmente diferentes, e o comportamento de uma aeronave é sempre diferente da outra, então eu sempre fico na expectativa?.

Os professores presentes no evento exaltaram a iniciativa dos alunos, que correram atrás do patrocínio para o projeto, e frisaram o ganho de conhecimento que uma experiência como esta traz para os participantes. Além de, é claro, ajudar no currículo.

Gabriela Migoto

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM