Destaque-se na Universidade: crie metas

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Aluno, Artigo, Psicologia

Você já teve aquele momento em que acha que não vai dar conta? Que os trabalhos, os estudos e a faculdade vão literalmente acabar com você? Aquele momento que só de pensar na Netflix você já se sente culpado?  Pois é, estamos aqui para mostrar que, com o estabelecimento de metas, você consegue conciliar sua vida com os estudos.

Mas o que são metas? E para que preciso delas?

Você certamente tem objetivos na vida, mas não adianta nada se não os colocar em prática. Quando você passa a escrever, a listar e a pontuar, você começa a definir o caminho que quer seguir. A meta é uma forma de visualizar esse caminho.

A Prof. Dra. Adriana Leonidas de Oliveira, Diretora do Departamento de Psicologia da UNITAU, fala sobre a importância das metas. ?É importante estabelecer metas para sistematizar seu tempo entre lazer, sono, alimentação, faculdade e trabalho e saber fazer a organização das prioridades, assim não se perde na sua vida?, complementa.

Para um estudante, as metas servem para nortear estudos e organizar o tempo. Então, vamos a algumas metas que podem te ajudar a se destacar na Universidade.

Aos poucos, você chega lá!

Divida as metas em prazos e estabeleça objetivos. É importante saber o que fazer diariamente, isso vai definir o seu sucesso.

Todo objetivo é importante, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Então, organize-se e estabeleça onde quer chegar, de acordo com o tempo determinado. Não se apavore com o objetivo final, construa os passos despacito para chegar ao resultado desejado.

E lembrem-se, as metas não são para sempre

Por mais que você esteja traçando um caminho, rever os objetivos e aceitar que precisam ser alterados dói menos (risos). Fazer essa avalição é tão importante quanto determinar suas metas. Portanto, é preciso saber lidar com imprevistos e não se fechar para as novas oportunidades.

Autoconhecimento é importante

Avalie as próprias metas e conheça-se, pois só assim poderá analisar se tudo que foi traçado tem a ver com você ou não. Junte suas metas com seus objetivos de carreira e aproveite que você está em um período de experimentação, em que é possível testar as muitas possibilidades de atuação dentro da área de estudo e se avalie, mas sem perder o foco do que deseja para o futuro.

Agora que você já tem uma ideia por onde começar, que tal escrevê-la e compartilhar com a gente?

Raíssa Zito

PRE/UNITAU