Universidade recebe doação de peça de aeronave

04/11/2019 11h57

Destaque, Engenharia

O Departamento de Engenharia da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu, no último dia 24, uma peça de uma aeronave. O modelo é uma fuselagem, parte lateral de um avião, feita em alumínio e que pesa em torno de 45 kg.

De acordo com o Prof. Me. Paulo de Tarso Moras Lobo, a peça será utilizada pelos alunos para estudos da parte de aeronáutica, de sistemas e de como são instaladas ao longo da aeronave. ?Nosso objetivo é mostrar aos estudantes como os processos são feitos, como a distribuição de forças deve ser pensada para não ter anomalias na peça, além de auxiliar a fazer ligação da teoria com a prática?, explica o docente.

A peça chegou à Universidade por meio de um aluno de especialização que trabalha na empresa Latécoère, companhia francesa de produção de peças aeronáuticas, com filial em Jacareí. ?Ele me falou que havia uma peça com um pequeno defeito e eu perguntei se havia a possibilidade de fazer a doação para a Universidade. Fizemos os trâmites lá dentro e o processo foi rápido?, destaca o Prof. Paulo.

O componente, agora, será estudado por alunos de todos os cursos do Departamento, a partir do quinto semestre, quando a formação dos estudantes se divide por área de conhecimento da engenharia. ?Eles adoram esse tipo de coisa, principalmente quem está no Projeto Aerodesign. Nós temos várias peças de aeronaves aqui, coisa que outras instituições de aeronáutica não têm, então é muito legal termos a oportunidade de realizar esse tipo de estudo?, finaliza o Professor.

Felipe Rodrigues

*Foto: Leonardo Oliveira