Alunos de Enfermagem realizam mais um Hospital do Ursinho

04/11/2019 11h57

Comunidade, Extensão, Integração, Enfermagem

Os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) foram até Escolas Municipais de Ensino Integral Santa Tereza para realizar mais uma edição do Hospital do Ursinho.

Nessa ação, as crianças levam seus brinquedos até os estudantes da UNITAU, que simulam um atendimento médico. Por meio dessa brincadeira, os futuros enfermeiros ensinam técnicas de higiene básica, como escovar os dentes e lavar as mãos corretamente.

?A gente faz com que o ursinho seja o filho das crianças, e eles falam para a gente quais são os problemas que o ursinho tem. Aí, nós vamos explicando para eles o que fazer com o problema, como cuidar dele?, explica a aluna Mariana Pontes, do 5º Semestre de Enfermagem.

Esta é uma atividade internacional apoiada pela Organização Mundial da Saúde, e já é parte do projeto de extensão Saúde na Educação, realizado pela Universidade desde 2007. Neste ano, o projeto passa a ser um convênio entre a UNITAU e a Prefeitura de Taubaté.

?Nós vamos fazer uma ação continuada, preparando os alunos para essa atividade?, informa a Profa. Dra. Stella Zöllner, responsável pela organização do projeto. ?O estudante que participa dessas ações de extensão sai um profissional melhor, sem dúvida nenhuma. Não é só uma teoria, não é só uma sala de aula, é a realidade aplicada ao conhecimento dele?, finaliza ela.

Gabriela Migoto

Foto: Leonardo Oliveira