Ex-aluno do curso de Odontologia leciona na Pós-graduação da UNITAU

04/11/2019 11h57

Destaque, Alimentação melhor, departamento, Ex-aluno, Odontologia, Aluno, Somos UNITAU

Formado em 2005, o ex-aluno de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), Luís Felipe Carvalho, retornou ao Departamento para ministrar aulas na Pós-graduação.

Luís Felipe graduou-se na UNITAU, tem especialização em Estomatologia pelo Conselho Federal de Odontologia, fez mestrado e doutorado em Biopatologia Bucal pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de São José dos Campos, doutorado em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC (Uniabc) e pós-doutorado pela FOCAS Research Institute, de Dublin, na Irlanda.

As aulas na Pós-graduação são voltadas para os aspectos biológicos, para a estomatologia e para pesquisas. Luís Felipe também leciona em outra instituição de ensino superior e atende em seu consultório. ?Na faculdade, eu queria ser pesquisador e, no mestrado, decidi ser pesquisador e professor. Eu digo que é a tríade: pesquisa, aula e consultório. Um sem o outro é ser um profissional incompleto?, afirma Luís Felipe.

Durante a graduação, o ex-aluno aproveitou ao máximo todos os momentos e oportunidades. ?Eu aproveitei a faculdade em sua essência total. Eu estudava, ia aos jogos e nas festas, também fui presidente da Atlética e sempre fui muito participativo, mas quando tinha prova eu não saía. Sempre fui bem, e ,o tempo livre que eu tinha, eu estudava?, revela Luís. Para ele, a Iniciação Cientifica foi de grande importância. ?Em 2005, fiquei em 2º lugar, no que hoje é o CICTED, entre os 300 trabalhos apresentados e isso me deu muita força para pesquisar. Na época, fazia tempo que a Odontologia não ganhava um prêmio assim?, finaliza.

Alguns professores marcaram a trajetória de Luís Felipe ao longo de sua formação. ?A Profa. Dra. Andréa Milharezi Abud Martins, me chamou a atenção para seguir na carreira acadêmica. Durante o curso houve os professores de diagnóstico, como o Prof. Dr. Rubens Guimarães Filho, a Profa.Dr. Cristiane Aparecida de Assis Claro; e o Prof. Dr. Alexandre Prado Sherma, que sempre incentivavam muito os alunos?, relembra.

O ex-aluno relata que sempre gostou da área de saúde e que queria trabalhar com pacientes. ?Eu pensei em cursar Medicina, mas não passei no vestibular. Como eu tinha passado em Odontologia, resolvi fazer. Quando começaram as disciplinas aplicadas, a que eu mais me interessei foi a de diagnóstico?, afirma Luís Felipe.

Para os alunos, o professor dá algumas dicas para se ter sucesso da carreira. ?A principal dica que eu dou é tentar se destacar de alguma maneira no mercado, mas com honestidade e fazendo o que gosta. Hoje, a Odontologia é muito diversificada. Nunca pare de estudar e sempre tenha foco. Nunca faça algo pelo financeiro, faça o que gosta e com dedicação. O sucesso pode vir de diversas maneiras, não é necessariamente o quanto você está ganhando, mas se você é feliz e se satisfaz no que faz no dia a dia?, aconselha.

Julia Carvalho
*Foto: Giovanna Madureira