Amor sem fronteiras pela Enfermagem

04/11/2019 11h57

Destaque, Ex-aluno, Enfermagem

O desejo de realizar trabalho humanitário unido à paixão pela área de saúde. Altas expectativas e muita vontade de aprender. Frustrações fizeram parte do caminho, mas todas elas levaram ao sonho realizado. Assim foi a trajetória profissional de Eliana Arantes Ramos, enfermeira formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e membro do Médicos Sem Fronteiras.

Eliana lembra que escolher a profissão não foi tão difícil. ?Eu queria algo relacionado à saúde para, posteriormente, trabalhar com áreas carentes do país?. Ela comenta que não era fã de algumas disciplinas, como cirurgia, e foi um verdadeiro desafio passar por elas, mas descreve a experiência na faculdade como ?um bom curso? e ressalta que ?a prática, no entanto, é o que nos fazer crescer?.

Considerando a execução parte essencial do aprendizado, a enfermeira buscou, durante a formação, estar sempre em movimento, mesmo que as experiências não fossem sempre felizes. ?Meu primeiro dia de estágio foi na clínica médica masculina de Caçapava. O primeiro paciente de quem cuidei foi um velhinho com sequelas de AVC abandonado pela família, ele tinha uma infestação de piolhos que eu jamais vi igual?, lamenta. ?E o estágio em psiquiatria também deixou marcas profundas que trazem lágrimas até hoje?, completa.

Apesar de algumas memórias tristes, os estágios ajudaram Eliana a conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Ela começou dando aulas e, logo em seguida, foi trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) em Ubatuba, duas experiências que marcaram sua caminhada. ?Ambas foram fantásticas?, relata.

Com todo o conhecimento adquirido, Eliana tem seu sonho realizado todos os dias há nove anos, período em que tem atuado como enfermeira no Médico Sem Fronteiras. Enfrentando jornada ?intensa e cheia de altos e baixos?, ela executa com paixão e competência o trabalho que escolheu e aconselha: ?Acredite em seus sonhos. Faça o que for, mas faça com amor?.

Marina Lima

Foto: Arquivo pessoal