Ex-aluna apresenta Trabalho de Graduação em congresso em Cuba

04/11/2019 11h57

Ex-aluno, Psicologia, Extensão

A ex-aluna de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) Milena Fernandes Farias apresentou seu Trabalho de Graduação durante o Congresso Latino-americano de Psicologia da Saúde. O tema do TG é a Psicologia em Situações de Emergências e Desastres e foi apresentado junto à Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, em Havana, capital de Cuba.

Milena, formada em 2017, conta que entrou no curso pela vontade de estudar a mente do ser humano. ?Eu acho que é uma das áreas mais humanas, nela vemos o pior lado do homem e temos todas as possibilidades de ver as melhorias do indivíduo e participar disso, então é uma área que eu acho apaixonante?, relata a psicóloga.

Um dos motivos que a levou a produzir o trabalho foi a falta de informações sobre o assunto escolhido. ?Uma professora de Ética, Mariana Marco, nos passou um texto falando sobre a importância de atuar como voluntário em uma situação de desastres e emergências. Foi assim que eu tive conhecimento dessa área e resolvi pesquisar porque eu sempre gostei de trabalho voluntário e de ações sociais?, explica a ex-aluna.

Entre as fontes utilizadas para o TG, estavam a Profa. Dra. Nancy Julieta Inocente, as psicólogas Tereza Vera, Maria Helena Franco, Carol Veiga Cabral, Débora Noal, além de Leandro Neves e do cubano Alexis Lorenzo. ?Como tem pouca pesquisa, eu tive de fazer dois trabalhos em um ? um levantamento bibliográfico de bases nacionais e internacionais, e, em uma conversa com minha orientadora (Profa. Dra. Adriana Leônidas), a gente resolveu também fazer entrevista com profissionais da área?, relata Milena.

A ida da psicóloga ao Congresso se deu por uma sucessão de eventos. Um dos entrevistados, Alexis Lorenzo, que atuou no acidente nuclear de Chernobyl, na antiga URSS, e no acidente radiológico com césio-137, no Brasil, se interessou pela pesquisa e a convidou para participar da apresentação. ?O Alexis me incentivou a mandar o trabalho para o Congresso Latino-americano em Cuba para apresentarmos e divulgarmos a pesquisa, e também vamos usar a oportunidade para conhecê-lo, já que fiz a entrevista toda por whatsapp?, esclarece.

Atualmente, a ex-aluna realiza atendimentos em uma clínica de Taubaté, mas, de acordo com ela, seu maior desejo é fazer atuações em sua área de pesquisa. ?Eu pretendo prestar residência também, porque minha meta é ir para uma área mais prática, como Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, alguma coisa nesse sentido?, destaca a psicóloga.

Aos alunos de Psicologia que queiram seguir os passos dela nas pesquisas, Milena reforça que não pode faltar vontade de aprender. ?Tem muitos temas que vimos do primeiro ao último dia da Universidade e nossa tendência é ir para uma área mais confortável. Eu tive muito medo de não conseguir, mas no final deu tudo certo porque nós somos melhores e maiores que imaginamos?, finaliza Milena.

Felipe Rodrigues

*Foto: Felipe Rodrigues/ACOM