A importância do estudo na carreira de sucesso do Professor Avelino

04/11/2019 11h57

Destaque, Alimentação melhor, departamento, Ex-aluno, Direito

A história do Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior com a Universidade de Taubaté começa em 1982, quando o atual professor de Medicina Legal do Departamento de Ciências Jurídicas passou em quinto lugar no vestibular de Biologia.

Na época, ele nem poderia imaginar que a vida o levaria das ciências biológicas para as ciências humanas, mas uma característica que sempre se ressaltou em sua personalidade foi a paixão por lecionar.

?Comecei a dar aula de Biologia em cursinhos, e depois eu achei que existia um outro campo para eu me desenvolver mais, que seria o Direito?, esclarece o professor, que desde muito jovem já tinha verdadeira ânsia pelo conhecimento.

Em 1990, Avelino passou em primeiro lugar no concurso para dar aula de Anatomia na UNITAU, logo após formou-se em Direito. No dia da formatura, foi convidado a substituir o professor de Medicina Legal, que teria de se afastar por problemas de saúde.

Além disso, abriu seu próprio escritório de advocacia, em 1994. Contudo, não desistiu de suas outras obrigações, enfrentando uma dura jornada de trabalho, atuando simultaneamente como professor de Medicina Legal, Anatomia, advogando e ainda dando aula em cursos pré-vestibular.

?No final de 1994, eu senti a necessidade de estudar um pouquinho mais. Fiz uma pós-graduação em Processo Penal, aqui na UNITAU?, conta Avelino. ?Formei-me e tive de largar algumas coisas, então eu larguei todas as minhas aulas de cursinhos pré-vestibular?, completa o professor, que logo após também se especializou em Júri.

Ele conta que esperou, ansiosamente, abrir uma vaga de trabalho no Departamento de Ciências Jurídicas e que, em 2010, quando apareceu um concurso para o Escritório de Assistência Jurídica, ele logo se candidatou.

Atualmente, o professor desenvolve, na Universidade, um projeto de atendimento a vítimas de violência sexual, além de continuar no Escritório de Assistência Jurídica e dar aulas de Medicina Legal.

Na sua perspectiva, o aspecto mais importante para que o estudante de Direito tenha uma carreira de sucesso é o estudo. ?Estudar não é decorar, estudar é se atualizar?, aconselha Avelino.

O professor também explica que é importante saber encarar as adversidades que surgem durante a carreira profissional. ?Eu nunca tive desafios. Eu nunca enxerguei como desafio. Eu entendo que é apenas uma consequência de lutas para você atingir um objetivo?, finaliza com firmeza o professor.

Gabriela Migoto

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM