Trabalho de graduação de ex-aluna é usado em projeto de empresa nacional

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Integração, Arquitetura, Ex-aluno, Cultura, Projetos, Aluno, Extensão

Thamires César, ex- aluna de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi contratada pela empresa Instituto Natura para desenvolver um projeto em Tremembé. O trabalho inclui a revitalização de uma praça e a criação de estações de leitura na cidade. A proposta nasceu a partir de seu trabalho de graduação (TG), realizado em 2016.

O tema do trabalho foi sobre projeto participativo, tendo como foco o residencial Estoril, em Taubaté.  A ideia surgiu a partir do estágio que realizava na Prefeitura da cidade e de sua paixão pela urbanização. ?Eu queria fazer algo relacionado com o que eu estava trabalhando e eu gosto muito da parte de Urbanismo. Achei que essa seria a última oportunidade de fazer um trabalho com esse tema?, revela Thamires.  Para elaborar o projeto, a ex-aluna teve o apoio do Prof. Dr. Ademir Pereira Santos, que foi seu orientador, e do seu então chefe Lincoln Noyori, arquiteto da Prefeitura de Taubaté.

Em 2017, a Secretaria de Educação de Tremembé junto com o Instituto Natura, solicitou ao Departamento de Arquitetura da UNITAU um projeto que envolvesse a participação da comunidade, o mesmo tema do TG de Thamires. ?Adaptamos a metodologia do meu trabalho para poder realizá-lo em Tremembé, e o projeto foi executado. Os envolvidos na concretização do projeto foram a equipe técnica da UNITAU, a Empresa Junior do Departamento e a Vale Verde, uma ONG de meio ambiente de São José dos Campos?, relembra Thamires.

[caption id="attachment_7239" align="alignleft" width="236"] Uma das ações é o Cinema na Praça, com direito a pipoca e suco para os moradores.[/caption]

Para a realização da ação foram feitas reuniões com a comunidade para dar suporte técnico e discutir o espaço público. ?Nas reuniões, foram feitas uma construção do que era o projeto, o que a comunidade poderia ou não decidir. Mostramos as áreas e o que poderia ser, e assim foram surgindo demandas, como horta comunitária, por exemplo?, explica a ex-aluna.

O projeto foi inaugurado em janeiro deste ano e Thamires foi contratada pelo Instituto Natura para ser a articuladora do projeto, acompanhar o andamento e verificar a preservação da praça e das estações de leitura.

Thamires César se formou na UNITAU em 2016 e dá algumas dicas para seguir durante a graduação. ?A Universidade oferece todas as possibilidades para você ser um ótimo profissional, mas a pessoa tem de ser interessada e dedicada para poder fazer acontecer. Os alunos devem também aproveitar todos os momentos da faculdade, tanto a parte de eventos como os trabalhos, todos são importantes?, aconselha.

Julia Carvalho

Foto: Julia Carvalho/UNITAU