Ex-aluna de Jornalismo faz mestrado em Universidade espanhola

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Aluno, Extensão, Mestrado, Internacional

Em um cenário de grande volume de informação, a busca pela especialização é o caminho percorrido por muitos dos ex-alunos de graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU). Um exemplo é a jornalista Cecília Láua, formada no ano de 2015, que atualmente está na Espanha como aluna do Mestrado em Produção Xornalística e Audiovisual (MPXA), na Universidade de La Coruña, na Espanha.

O curso escolhido foi Jornalismo Avançado Multiplataforma, que forma profissionais especializados no cenário digital e visual, capazes de trabalhar com grandes volumes de informação, interpretando e contando em múltiplas mídias.

A mestranda descreve sua vivência no curso fora do país como um impacto favorável no seu desenvolvimento profissional. ?A porta que se abriu me mostrou um mundo de possibilidades. Uma experiência no exterior, além de conhecimento técnico e conceitual, traz um peso para a vida que é impossível de mensurar?, conta.

A escolha de seguir a profissão nasceu pelo gosto de narrar histórias com o intuito de ajudar ao próximo. ?Quando comecei a estudar Jornalismo, eu não tinha consciência da ferramenta essencial que ele era para a sociedade. Queria apenas contar histórias que fossem capazes de mudar a vida das pessoas?, conta.

Na universidade espanhola, as aulas, ou máster classes, têm duração de um ou dois dias. ?As aulas são bem intensas, de manhã até o final da tarde. Foram vários módulos em que aprendemos sobre produção executiva audiovisual, programação, marketing digital, produção e direção de documentários. Ao final de cada módulo, é apresentado um trabalho?.

Por ser um curso voltado para a área profissionalizante, alguns conteúdos apresentados em sala de aula foram ministrados por profissionais de mercado. ?Tive aulas com diretores importantes de grandes jornais, como o Él País, por exemplo. Com isso, você estabelece uma relação de mercado com o profissional que lhe deu aula?, comenta.

Após um desses módulos, Cecília foi convidada a fazer um estágio em Madrid, em uma agência de animação. ?O convite surgiu depois de uma aula sobre o tema?.

Tanto no exterior como no Brasil, a estudante acredita que aproveitar as oportunidades que o curso oferece são diferenciais. ?Eu aproveitei todas as oportunidades que a UNITAU me ofereceu, desde as aulas, as atividades complementares, as palestras, até os estágios voluntários da TV UNITAU e a possibilidade de concorrer a vagas de estágio para a TV Vanguarda?, relembra.

Maurílio Donizete

*Foto: Arquivo pessoal