Uma história de dedicação à Universidade de Taubaté

04/11/2019 11h57

Destaque, Institucional, Extensão, Somos UNITAU, Ser melhor, Reitoria

Natural de Ronda Alta, no interior do Rio Grande do Sul, a Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes alcançou o posto mais alto dentro da carreira acadêmica: tornou-se Reitora de uma Instituição de Ensino Superior.

Em 25 anos de dedicação exclusiva à Universidade de Taubaté (UNITAU), Nara iniciou a carreira como professora de Fitopatologia no Departamento de Ciências Agrárias.

Já como Reitora, em uma visita à Agronomia, ela relembra como começou sua trajetória. ?Foi aqui que tudo começou. Lembro-me de vir de ônibus para dar aula. Das dificuldades em montar o laboratório porque precisávamos de determinados equipamentos?, recorda emocionada.

Em sua trajetória, Nara foi professora, pesquisadora e gestora. Da docência à Reitoria da UNITAU, passou por salas de aula, laboratórios, pró-reitorias e toda a experiência acumulada culminou no maior desafio de sua carreira: estar à frente da maior Universidade municipal do país.

Com muito foco e disposição, Nara sempre ocupou cargos de liderança. Com criatividade, liderança e trabalho, as três palavras-chave de sua campanha à Reitoria, ela realizou ações significativas na área estudantil, de graduação, de pesquisa e na captação de alunos, em que atuou por 16 anos.

À frente da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa), Nara recebia os candidatos ao vestibular, que se tornariam os futuros alunos. Na Pró-reitora Estudantil, implantou serviços importantes na Universidade, como a Central do Aluno, e conseguiu incluir as instituições municipais entre as contempladas pelo FIES.

Aproximou a UNITAU do setor produtivo, com a criação do Núcleo de Oportunidades e da Feira de Oportunidades e Empreendedorismo, que ajudam a inserção do aluno no mercado de trabalho.

No cargo de Pró-reitora de Graduação, atuou para atualizar as matrizes curriculares e representou a UNITAU na Câmara de Graduação da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Municipais), participando das discussões sobre a graduação no Brasil numa esfera nacional.

Como pesquisadora, sempre reconheceu a importância da pesquisa para o crescimento universitário, e ajudou a idealizar o primeiro Encontro de Iniciação Científica (ENIC), que hoje se tornou o maior evento científico da região, o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) que, em 2017, reuniu mais de 1.300 trabalhos de pesquisa produzidos por alunos do Ensino Fundamental até a pós-graduação.

Somando a experiência à força e à vontade, marcas reconhecidas de seu trabalho, a Profa. Nara assume a Reitoria e dá início a um novo tempo na UNITAU. ?Temos um projeto de governo muito forte, com uma gestão integrada e de portas abertas?, finaliza.

Marina Lima