De aluno a vice-reitor da Universidade

04/11/2019 11h57

Destaque, Institucional, Somos UNITAU, Extensão, Reitoria

O vínculo do Prof. Dr. Jean Soldi Esteves com a Universidade de Taubaté (UNITAU) teve início nos primeiros anos de sua educação, quando estudou na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi e seguiu até o Ensino Superior. Graduado em Direito pela Universidade, Jean é o novo Vice-reitor da UNITAU e irá responder também pela Pró-reitoria de Administração.

?Eu não almejava e não me via buscando uma posição na alta administração da Universidade, eu sempre tive uma trajetória marcada na iniciativa privada, mas também em alguns segmentos da gestão pública?, revela o Vice-Reitor

O Prof. Jean Esteves começou a lecionar na UNITAU em 2003. A Universidade está presente na vida do docente e de seus familiares. ?Nós temos uma ligação não só por eu ser aqui de Taubaté, mas minha mãe teve por muitos anos uma livraria no Departamento de Direito, meu pai é advogado e estudou na Universidade e minha esposa também é advogada formada na UNITAU, então há laços com a Universidade?, ressalta. ?Há uma intensa relação com a Instituição, e é uma forma de dar um retorno para a Universidade que me formou e fez com que hoje eu tivesse toda a minha atividade profissional?.

Dos tempos de graduação, o Prof. Jean guarda bons momentos. ?Eu gostava muito dos encontros que eram realizados pela Instituição na semana jurídica, eram episódios muito interessantes. Gostava também dos eventos que eram conduzidos pelo DCE e pelos D.A. em geral, havia época ainda que utilizavam outros departamentos para esses eventos e isso era muito marcante, pois congregava os diversos cursos e pessoas que estudavam em outros setores. O JUTA era muito marcante também?.

Já como professor, Jean lecionou nos Departamentos de Gestão e Negócios e de Ciências Jurídicas, também atuou e participou da construção de áreas jurídicas da Universidade, como o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) e o Núcleo de Práticas Jurídicas da UNITAU (NPJ).

Além da dedicação à UNITAU, o Professor Jean Esteves também atua como advogado desde 1998. Um ponto alto de sua trajetória foi o cargo de Secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal de Taubaté, em que supervisionou a composição de mais de 150 leis e decretos municipais.

À frente da Vice-Reitoria e da Pró-Reitoria de Administração, Jean assumiu uma grande responsabilidade. ?Eu venho com a missão de produzir uma modificação estruturante, de fazer com que a Universidade passe a ter uma eficiência operacional administrativa, de maneira que ela tenha um resultado financeiro e administrativo mais claro, que possa proporcionar uma melhor produção de trabalho para os professores e servidores, melhorar a qualidade de ensino, a infra-estrutura para os alunos e torná-la uma competidora bem respeitada no mercado.?

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU