Ex-aluno tem carreira internacional e ministra palestra sobre metodologias ativas

04/11/2019 11h57

Destaque, Ex-aluno, Extensão, Odontologia

As metodologias ativas, em especial PBL - Problem basead learning (aprendizagem baseada em problemas), foi tema de uma palestra para os estudantes e professores da Pós-graduação do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A palestra foi ministrada pelo ex-aluno de Odontologia, Prof. Dr. José Chibebe Júnior, formado na UNITAU em 1997, Mestre pela UNITAU e Doutor (doutorado sanduíche) pela UNESP e pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos . Atualmente, vive em Portugal onde atua também como professor de pós-graduação nas cidades do Porto e Lisboa e cursa mestrado em PBL. ?Essa é uma metodologia de ensino que já existe há muitos anos, principalmente nos países de língua inglesa. Inicialmente, quando foi desenvolvida, era focada na área de saúde, mas hoje pode ser aplicada em qualquer área do conhecimento e para qualquer idade.?, explica o palestrante.

A estratégia de ensino consiste em aprender resolvendo situações problemas do contexto real. A técnica, além de desenvolver o conhecimento cognitivo, desenvolve habilidades como a de comunicação, de trabalho em equipe, de defensa do ponto de vista com embasamento, de argumentação e de saber se manter atualizado, ou seja, habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

A Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concílio, coordenadora adjunta da Pós-graduação, revela que discutir novas estratégias de ensino é de grande importância. ?Hoje em dia, vemos que as metodologias ativas de ensino estão avançando. A proposta é diferente. A geração mudou e as expectativas também, então a gente tem que acompanhar. A sala de aula não pode ser a mesma de 50 anos atrás, as aulas têm que acompanhar a evolução das gerações para ter uma conversa direta com eles?.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU