Departamento de Informática divulga cursos por meio de oficinas

04/11/2019 11h57

Destaque, Tecnologia, Aluno, Extensão, Venha para UNITAU, Escola de aplicação

Para mostrar o potencial e, consequentemente, para atrair mais alunos para o Departamento de Informática da Universidade de Taubaté (UNITAU), oficinas foram oferecidas para os alunos que têm interesse em frequentar algum curso oferecido pelo Departamento.

Uma das oficinas foi sobre desenvolvimento de jogos, ministrada pelo Prof. Esp. Reuel Admir Lopes. ?Nós não demos toda a parte teórica, colocamos os alunos para fazer a parte prática e, em 40 minutos, devolveram o próprio jogo?, explica o professor.  O jogo desenvolvido teve como base o jogo Super Mário Bros. ?É um jogo de plataforma, simples e muito conhecido, então os alunos montaram todo o cenário, montaram uma fase, colocaram as animações no personagem e programaram a funcionalidade do jogo?, completa.

A aluna Ariadne Fernandes, do curso técnico de Informática da ETEC de Taubaté, frequentou a oficina e gostou do método de aprendizagem. ?A explicação foi de forma prática, então foi mais fácil de aprender, achei bem interessante?, revela.

Outra oficina foi sobre inteligência artificial, aplicada pelo Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida. ?A ideia era mostrar para os visitantes o que é inteligência artificial, na área de aprendizagem de máquina e para quê ela serve, depois demos um problemas para eles resolveram?, esclarece o professor.

?Achei a oficina ótima, pude aprender mais sobre uma nova área do mercado e ver possíveis profissões que posso tentar no futuro, e a UNITAU está me ajudando nisso?, avalia Douglas Gonçalves, aluno do curso técnico de Informática da ETEC de Taubaté

O professor Luís Fernando, diretor do Departamento, revela a importância de receber os alunos interessados nos

cursos de Informática. ?Queremos divulgar o que fazemos no Departamento, pois hoje temos um grupo forte de desenvolvimento de jogos e de tecnologia. Nós estamos devidamente atualizados, então, consequentemente, nessa divulgação dos nossos projetos, também mostramos que nossos cursos estão adequados à realidade do mercado de trabalho, e eu acho que esse é um fator muito importante para trazer novos alunos para o Departamento?.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU