TV UNITAU estreia documentário sobre alfabetismo

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Cultura, Aluno, Extensão

A TV UNITAU lança nesta quinta-feira, 15, o documentário Alfabetismo Brasil. O projeto tem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Fapeti) da Universidade de Taubaté (UNITAU) em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, e Fundação Paulo Montenegro/IBOPE.

O primeiro episódio vai ao ar nesta quinta-feira, 15, no canal da TV UNITAU, a partir das 23h, e também estará na programação do Canal Futura e Futura Play.

O documentário é baseado no relatório do Indicador de Alfabetismo Funcional, do Instituto Paulo Monte Negro, ação social do IBOPE, que mede o grau de proficiência do brasileiro com o português, por meio do letramento e numeramento.  Entre os temas abordados estão, por exemplo, o desempenho dos negros com o alfabetismo, o impacto da escolarização no mercado de trabalho, e o universo digital e alfabetismo.

Mais do que um auxílio para a educação, ?Alfabetismo Brasil? é uma reflexão para a sociedade, pois mostra como está o País em relação ao alfabetismo funcional entre os brasileiros de 15 a 64 anos. Confira a programação completa:

Dia 15/11. Episódio ?Inaf?

Entenda como é construído o panorama brasileiro sobre alfabetismo, por meio da pesquisa INAF ? Indicador de Alfabetismo Funcional.

Dia 22/11. Episódio ?A Mulher?

O papel múltiplo da mulher e o uso das habilidades de letramento e numeramento entre o gênero feminino na contemporaneidade.

Dia 29/11. Episódio ?Negro?

O cenário é desafiador em relação ao alfabetismo entre a população Negra, mas Histórias de superação revelam caminhos e oportunidades para mudanças.

Dia 6/12. Episódio ?Mundo do Trabalho?

Alfabetismo é um assunto somente da Escola? Agentes educadores não formais também buscam fazer do ambiente em que estão inseridos espaço para o aprender.

Dia 13/12. Episódio ?Juventude?

Eles estão entre 15 e 24 anos, são nativos do ambiente digital e estão expostos aos desafios do mercado de trabalho. Como o grau de alfabetismo impacta o jovem brasileiro?

Dia 20/12. Episódio ?Contexto Digital?

Alfabetismo digital, internet, escola, smartphone e trabalho. O contexto digital e a relação com o alfabetismo no Brasil indicam opções para que todos possam utilizar das tecnologias.

Dia 27/12. Episódio ?Empoderamento Cidadão?

Seja na compreensão de uma mensagem, em um termo jurídico ou em dados econômicos, o domínio (ou a falta) do letramento e numeramento traz impactos no cotidiano.

Dia 3/1/2019. Episódio ?A Escola?

Do ensino infantil ao superior, o processo de alfabetização reflete suas limitações e avanços dentro das salas de aula. A final, qual o nível de alfabetismo que realmente queremos?

Parceria TV UNITAU e Canal Futura

O trabalho em conjunto teve início em junho de 2013, por meio do programa Universidades Parceiras do Canal Futura. A proposta visa possibilitar a troca de experiência e a produção de conteúdo para os programas jornalísticos e de variedade.  Nesses dois anos de parceria, a TV UNITAU já produziu mais de 55 reportagens e viabilizou a participação de acadêmicos da Universidade de Taubaté em programas de entrevista no Canal da Fundação Roberto Marinho.

Pedro Almeida
TV UNITAU