Departamento de Arquitetura e Urbanismo recebe Simpósio sobre Paisagens Culturais

04/11/2019 11h57

Destaque, Arquitetura, Aluno, Eventos

Durante os dias 22 e 23, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu o Primeiro Simpósio Paisagens Culturais do Vale do Paraíba, Novas Centralidades. O objetivo do evento foi abordar orientações para construir um plano de desenvolvimento urbano da região metropolitana do Vale e litoral norte.

?Novas centralidades é um termo que tenta dar conta dos novos polos de cultura em situação de patrimônio imaterial. Isso é muito importante, é reconhecer crenças, costumes, formas e modos de vida que não foram até agora contemplados pelos projetos oficiais de cultura?, explica o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, um dos organizadores do encontro.

A criação do evento surgiu por meio do grupo Observatório da Paisagem, chefiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pela UNITAU e por outras instituições de ensino, além de organizações como prefeituras, fundações e ONGs.

O simpósio contou com palestras, apresentação do grupo de fotografia do curso de Arquitetura e Urbanismo (FOCAU) e rodas de conversa.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU