Equipe Aerotau alcança bom resultado em competição

04/11/2019 11h57

Destaque, Tecnologia, Engenharia, Projetos, Aluno, Extensão, Ensino Superior

Os alunos da Equipe Aerotau, que representa os cursos de Engenharia da Universidade de Taubaté (UNITAU), alcançaram o melhor resultado em participações na competição Society of Automotive Engineers (SAE) Brasil. A equipe ficou em 33º lugar, nove posições acima da colocação do ano passado.

A competição colocou mais de 90 instituições frente à frente em uma disputa entre aeronaves desenvolvidas pelos próprios estudantes de diferentes lugares do Brasil e de países da América.

O SAE Brasil contempla três categorias: advanced, micro e regular, da qual a Universidade participa. Os times que conseguiram realizar o vôo com mais precisão dentro do que foi projetado se saíram melhor na competição.

?Além do desempenho, que foi muito melhor que o esperado, o maior ganho foi a oportunidade de aprendizado. É sempre satisfatório ver o resultado do trabalho em equipe se materializar em um projeto de sucesso?, destaca o Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto, docente do curso de Engenharia Aeronáutica e coordenador da equipe Aerotau.

Entre as áreas do projeto que devem ser aprimoradas para um bom resultado final na competição estão a aerodinâmica, a estrutura, o desempenho, a estabilidade e o controle, os sistemas elétricos e a integração de projeto. Com todos os pré-requisitos definidos, os estudantes procuram o melhor equilíbrio para que a aeronave consiga realizar vôos com segurança, controle e com a maior carga possível.

No primeiro dia do evento, a equipe fez a apresentação teórica para avaliadores que julgaram o conceito da aeronave construída. Quem ficou responsável por representar os alunos foi Saulo Vitor Zonfrilli, do 8º semestre de Engenharia Aeronáutica, que considerou positiva a avaliação do time. ?Foi minha primeira apresentação, eu estava bem nervoso, mas tudo fluiu bem. Eu acho que a equipe, no geral, teve uma boa participação?. Na sequência da competição, os alunos realizaram os vôos práticos com a aeronave.

Para a edição do SAE Brasil do ano que vem, os alunos procuram formas de realizar ensaios de materiais e de estruturas, simulações numéricas e ensaios em túnel de vento. Esses testes podem aumentar a pontuação e melhorar ainda mais a classificação geral do time ao final da disputa. ?Vamos nos preparar ainda mais para conquistar colocações mais altas e levar o nome da Equipe Aerotau para destaque no âmbito da competição e também da indústria?, ressalta Filipe Ferreira Caetano, aluno do 10º semestre de Engenharia Aeronáutica e capitão da Equipe.

Felipe Rodrigues

Imagens: Leonardo Oliveira