O valor do tempo

04/11/2019 11h57

Destaque, Institucional, Extensão, Reitoria

Hoje, 6 de dezembro, a Universidade de Taubaté (UNITAU) completa 44 anos. A história da Instituição se confunde com a da educação no Vale do Paraíba e com a de muitas pessoas que deixaram suas cidades e vieram para Taubaté em busca de realizar o sonho de cursar uma Universidade.

E esse sonho se mantém vivo.

Contribuímos com o bem-estar e a qualidade de vida por meio de nossas Clínicas e Ligas acadêmicas, com atendimentos em Taubaté e em diversas cidades da região. Essas ações vão muito além da formação profissional. Elas contribuem para a formação humana de nossos alunos.

Estudamos nossa realidade para melhorá-la por meio da pesquisa. Desenvolvemos experimentos que avaliam a relação da educação com o autismo até a produção de peças em impressora 3D. Somos referência quando se trata da economia da região, por meio do Núcleo de Pesquisa Econômico-Social (Nupes) e nos serviços prestados pelo Gavvis (Grupo de atendimento às vítimas de violências sexual).

A sustentabilidade também é pauta científica. Estudamos as bacias hidrográficas da região com enfoque na preservação, buscamos soluções para redução da geração de resíduos sólidos e do uso consciente de água em plantações. Sem falar no incentivo de boas práticas agrícolas na produção de alimentos e nas diretrizes para o plano de manejo nas unidades de conservação.

Desenvolvemos robôs e jogos que vão contribuir para o aprendizado nas salas de aula. Atuamos junto à rede municipal de ensino, uma via de mão dupla que beneficia tanto os futuros professores quanto os estudantes.

Rompemos fronteiras. Hoje a marca UNITAU está presente em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Dentre todos esses feitos, contribuir para a formação de cidadãos livres e pensantes, por meio de um ensino forte e que defende a pluralidade de ideias, seja, sem dúvidas, o principal legado da nossa UNITAU.

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes é Reitora da Universidade de Taubaté