Professora assume a direção do Departamento de Fisioterapia

04/11/2019 11h57

Alimentação melhor, Fisioterapia, Aluno, Somos UNITAU, Ser melhor

Na quinta-feira, 17, aconteceu a cerimônia onde a Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares tomou posse do cargo da direção do departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A nova diretora começou a lecionar na UNITAU em 2000, na disciplina de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia I, e atualmente ministra aulas de Fisioterapia Esportiva. Fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) na área de Biomecânica e, na UNITAU, atende na clínica na área de Ortopedia e Traumatologia, no Esporte e também coordena os alunos nos Trabalhos de Graduação (TG).

Apesar das dificuldades que são enfrentadas no dia a dia da profissão, a professora diz que a melhor experiência é dividir com os alunos quando um paciente recebe alta. ?Lidamos com a dor e a incapacidade funcional no dia-a-dia e, diminuir esses fatores e restaurar a função, a marcha, a capacidade sentar e de levantar, de movimentar-se livre de dor e de recuperar um paciente após um procedimento cirúrgico é muito gratificante? e completa, ?quando o aluno percebe que a profissão traz a independência para as pessoas, é muito bom?.

A Profa. Alex Sandra disse que o maior desafio da função será aprender como coordenar o Departamento. ?Estou aprendendo e ouvindo bastante os antigos diretores e coordenadores pedagógicos?. Ela já tem planos para o início do mandato, como trabalhar com mais atletas na clínica, desenvolver pesquisas com professores que estão fazendo mestrado e doutorado e utilizar mais o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), que ajuda no ensino à distância.

Para o futuro, a diretora deseja que a UNITAU continue sendo referência no ensino da região do Vale do Paraíba. ?Espero que a UNITAU inove cada vez mais na área da tecnologia para poder aperfeiçoar o método de ensino em todos os Departamentos. Nosso objetivo sempre vai ser manter a boa qualidade de ensino?, finaliza.

Bárbara Tolomio

Fotografia: Mayra Salles/ACOM